15 de abr. de 2014

Quem está cuidando dos idosos?

Com as novas organizações familiares, com mulheres no mercado de trabalho em número igual ou até maior que os homens, com diversas famílias que optam por não ter filhos e com as pessoas com cada vez menos tempo para cuidados com o lar, uma preocupação que tem sido levantada no mundo da geriatria, é quanto a, quem tomará conta dos idosos caso eles venham a perder a independência.

O assunto foi tema de uma mesa redonda na XXIV Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia, que ocorreu nos dias 04 e 05 de abril em Curitiba.

O assunto também foi debatido no painel de encerramento do congresso, na noite de sábado "Quem vai cuidar de você na velhice?"o qual teve como base o artigo da antropóloga Miriam Goldenberg, publicado da Folha de S. Paulo, mostrando que nos últimos dez anos triplicou o número de pessoas de mais de 60 anos que vivem sozinhas, passando de 1,1 milhão para 3,7 milhões. 

Ela também mostrou que a maioria dos casos de maus tratos, agressões e abusos financeiros é cometida por parentes e que é cada vez maior o número de idosos que apostam nas amizades com outros idosos para ter com quem conviver e se revezar nos cuidados durante a velhice.

Portanto ter amigos e cultivar as amizades na terceira e quarta idade pode proporcionar uma qualidade de vida melhor aos idosos.

Nenhum comentário: