CONTEÚDO







LIVRO
As 8 Premissas da Fisioterapia Gerontológica

O envelhecimento e a longevidade são fenômenos com importantes repercussões nos vários âmbitos da vida pessoal e social. Implicam, por sua vez, na formação de profissionais qualificados para atender o idoso, a exemplo do fisioterapeuta.

Na Fisioterapia encontramos duas linhas de atuação junto à população idosa: a primeira é a Fisioterapia Geriátrica, enfocando o tratamento e a prevenção das doenças próprias do envelhecimento e da velhice; a segunda é a Fisioterapia Gerontológica, cuja abordagem, por estar pautada na Gerontologia envolve, além do tratamento das doenças do envelhecimento e do modo de preveni-las, uma abordagem em que o idoso é visto de maneira integral, considerando seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Trata-se de diferenciação necessária e complexa, que merece ser discutida e compreendida.

Este livro surgiu da dissertação de mestrado, realizada na PUC-São Paulo, cujo título foi Fisioterapia Gerontológica: Uma Nova Perspectiva de Atuação da Fisioterapia no Idoso, a qual teve como objetivos centrais identificar o lugar da Fisioterapia Gerontológica na Fisioterapia e identificar as características dos atendimentos da Fisioterapia Gerontológica. A investigação demonstrou que quando o fisioterapeuta se pauta pelos princípios da Fisioterapia Gerontológica, os resultados são muito satisfatórios, tanto nos aspectos físicos, como nos âmbitos social, psicológico e existencial.

A motivação em publicar os achados da dissertação, referentes às características da Fisioterapia Gerontológica, sendo aqui chamadas de as “8 Premissas da Fisioterapia do Idoso”, surgiu devido à necessidade do mercado de trabalho por profissionais qualificados e preparados para atender os idosos, além da responsabilidade de contribuir para o crescimento da Gerontologia.

Não é objetivo desta publicação sugerir ou descrever tratamentos fisioterapêuticos para o idoso nas diversas doenças que ele pode vir a ter, pois esses aspectos já estão detalhados em muitas obras.

O propósito do livro é despertar os leitores para a importância e contribuir para o desenvolvimento de um olhar sensível por parte do estudante, do profissional de Gerontologia e Geriatria e da área da Saúde, em relação à pessoa idosa.