2 de nov. de 2010

"A Velhice"- Simone de Beauvoir (1970)

Ao estudarmos a gerontologia vamos nos deparar com a obra "A Velhice" de Simone de Beauvoir(1970), a qual faz a seguinte reflexão:

“A velhice é menos árida nos indivíduos que, em sua idade adulta, foram capazes de sentimentos calorosos”.

Esta obra é um clássico na área do envelhecimento, mesmo sendo publicada em 1970, possui assuntos muito atuais, já que a autora estava muito a frente de seu tempo quando fez a obra.

Este ensaio, que exigiu imensa pesquisa, na época em que foi lançado, teve repercussão enorme e imediata, sobretudo no exterior. A imprensa, tanto de direita quanto de esquerda, reconheceu que o problema dos idosos na sociedade não estava resolvido. Em 1970, com este novo livro, Simone abre outra brecha nas leis, usos e hábitos das sociedades ocidentais em favor de uma nova defesa da liberdade:

"É preciso que todos os homens permaneçam seres humanos durante todo o tempo em que estiverem vivos."
Segue a descrição do livro:
nº de páginas: 712

preço: R$82,00
formato: 14 x 21
ISBN: 000.85.209.0216-2
Código de Barras: 9788520902165
tradutor: Maria Helena Franco Martins

Sinopse: Do tratamento que as sociedades primitivas davam aos idosos até conquistas e problemas existentes nas sociedades atuais, a autora propõe uma mudança radical na sociedade, de forma a desmistificar as hipocrisias que cercam a velhice. Uma obra que alcançou repercussão em todo o mundo, levantando questões e soluções para os idosos.

Leia sobre a biografia da autora e suas publicações

Simone de Beauvoir foi um ícone feminista, esteve envolvida em todos os debates intelectuais do século xx. Se estivesse viva teria completado 100 no dia 9 de janeiro de 2008. Já se passaram 20 anos de sua morte em 14 de abril de 1986, mas seu legado é ser um modelo de mulher à frente de seu tempo.


Foi escritora e sua obra é composta de 29 livros entre romance, ensaio e memórias. Integrante do grupo de escritores filósofos que transcreveu a literatura existencialista.,movimento que influenciou a cultura européia em meados do século passado repercutindo no mundo inteiro.

Inicialmente ficou conhecido por seu tratado Le Deuxiéme sexe (o segundo sexo) de 1949. Um apelo pela abolição do que chamou o mito do "eterno feminino"Um clássico da literatura feminista. Passara 100 anos, durante este tempo as mulheres conquistaram muito, desde se livrarem do espartilho, o direito ao voto, o controle da natalidade, ao reconhecimento profissional.Mesmo assim as mulheres ainda lutam por igualdade salarial. Homens e mulheres já ocupa o mesmo cargo, mas o salário do homem é maior.


No Brasil houve melhorias de um modo geral, reduzindo as desigualdades, mas do ponto de vista de gênero,o rítimo das mudanças é muito lento.


O legado de Simone de Beauvoir se reflete em todo o planeta. A pergunta de Beauvoir não calou ainda. O que é ser mulher? O que significa existir sendo mulher.

Ela era filha de Georges de Beauvoir, um advogado, e sua mãe, Francoise Brasseur. Filha brilhante, teve uma infância tranqüila sempre se dedicando aos estudos, mas preferiu levar uma vida fora dos padrões burgueses, sendo a mais jóvem professora de seu tempo.


Lecionou filosofia e L'invitee e 1943 foi seu primeiro romance, tinha 35 anos. Sua melhor amiga Elizabeth mabille, a Zaza, com quem se relacionou, durante muitos anos, morreu precocemente. Este fato é narrado em seu livro"Memórias de uma Moça bem Comportada", neste faz crítica aos valores burgueses. Conheceu JEAN_PAUL SARTRE na Sorbonne em 1929, unindo estreitamente ao filósofo e a seu círculo.


A relação destes dois foi muitíssimo moderna causando polêmica por ser uma convivência aberta. O casal tinha experiências amorosas com outras pessoas. Nunca se casaram, viveram relações amorosas e intelectuais paralelas, por mais de 50 anos, até a morte de Jean-Paul Sartre em 1980.


Eles desafiaram o que raríssimas pessoas ,até nos dias atuais aceitam em um relacionamento.Ou seja, viver em casa separadas, também não ter filhos.Optaram por saírem mundo a fora a serviço de causas humanitárias. Visitaram o Brasil percorrendo 12 mil KM, tendo como guia o escritor Jorge Amado. Também foram a cuba sendo recebidos por Fidel e Che Guervara.

A obra de Beauvoir não tem prazo de validade porque está sempre atual. Em seu livro O Segundo Sexo, escandalizou o mundo retratando a sexualidade feminina, rompendo tabus e levando o Vaticano a incluir seu livro no Index. Neste livro Beauvoir examina condição feminina em todas sua dimensões: A sexual a psicológica, a social, a política em suas palavras: deixe a mulher correr todos os riscos, tentar a sorte, tire-a do sufocamento, perdida para a humanidade. Liberte as mulheres deixem-as errarem, encontrarem seu próprio caminho não só elas mas também o homem.

Obras da autora



1943-A Convidada L'Invitée- romance


1944-Pyrrhus et Cinéas- ensaio


1945-Les Bouches Inutiles- peça de teatro (em 2 atos e 8 quadros)


1945-O Sangue dos Outros Le Sang des Autres-romance


1946-Todos os Homens são Mortais-Tous les Hommes sont Mortels-romance


1947-Por uma Moral da Ambigüidade Pour une Morale de l'Ambiguïté-ensaio


1947-L'Amérique au Jour le Jour-ensaio


1948-L'Existencialisme et la Sagesse des Nations-ensaio


1949- O Segundo Sexo (I e II) Le Deuxième Sexe- ensaio


1954-Os Mandarins Les Mandarins-romance


1955-Privilèges-ensaio


1955-Deve-se Queimar Sade? Faut-il Brûler Sade?-ensaio

1955-O Pensamento de Direita, Hoje La Pensée de Droite, Aujourd'hui-ensaio


1957-A Longa Marcha La Longue Marche-ensaio


1958-Memórias de uma Moça Bem-Comportada-Mémoires d'une Jeune Fille Rangée


1960-A Força da Idade La Force de l'Age-memórias


1962-Djamila Boupacha-testemunho


1963-A Força das Coisas La Force des Choses-memórias


1964-Uma Morte Muito Suave Une Mort Très Douce-memórias


1966-As Belas Imagens Les Belles Images-romance


1968-A Mulher Desiludida La Femme Rompue-romance


1970-A Velhice La Vieillesse-ensaio


1972-Balanço Final Tout Compte Fait-memórias


1979-Quando o Espiritual Domina Quand Prime le Spirituel-romance


1981-A Cerimônia do Adeus La Cérémonie des Adieux-memórias


1990-Journal de Guerre-memórias


1990-Lettres à Sartre (I e II)-memórias


1997-Cartas a Nelson Algren Lettres à Nelson Algren-memórias


2004-Correspondance Croisée (avec Jacques-Laurent Bost)-memórias


E para quem se interessar em obter mais informações sobre a Simone de Beauvoir, pode acessar o site:

http://www.simonebeauvoir.kit.net/

















Um comentário:

Jaqueline-terapeuta floral disse...

Estudei sobre Simone de Beauvoir qdo estava na faculdade.Mto bom mesmo!
www.floraisonline.net