22 de abr. de 2011

Conceito Bobath-livro disponível on line

O conceito de Bobath é uma abordagem ao tratamento do paciente neurológico que vem sendo desenvolvida no Reino Unido desde a década de 50 do séc. XX e hoje aplicada em todo mundo.Como conceito, não se trata de uma técnica de intervenção, e sim uma forma de ver a reabilitação neurológica e de conduzir o raciocínio clínico, tendo como base a plasticidade cerebral, integração sensitiva, aprendizagem motora e implicações específicas de diferentes lesões cerebrais.

Acompanhando sempre as descobertas científicas que têm permitido decodificar melhor o funcionamento do cérebro humano no controlo do movimento e contando com anos de prática clínica sistematizada, o conceito tem adaptado a sua abordagem e ferramentas de forma a conseguir, a partir de estímulos externos específicos, estimular e condicionar a aprendizagem motora de forma a readquirir e otimizar a função do paciente neurológico. Ou seja, o fisioterapeuta com formação em Bobath pode facilitar a integração sensorial e a realização da atividade com uma correta coordenação inter-muscular. O objetivo, é permitir a reaquisição do máximo de funcionalidade de cada paciente, de uma forma sustentável, não apoiando a aquisição de compensações que possam ser evitáveis, e que a longo prazo se tornam fonte de novos problemas.


Existem várias referências bibliográficas sobre o Conceito Bobath, inclusive um livro em inglês, que pode ser adquirido pela internet, basta acessar o link: http://www.4shared.com/document/sAZCnaI_/e-Book_INGLS_Bobath_Concept_-_.htm

Fontes para elaboração desta postagem:
http://fisineurofuncional.blogspot.com/
http://www.reallybigsquid.com/conceito-de-bobath/;

Nenhum comentário: