31 de mar de 2011

Dia Nacional da Saúde e Nutrição:31 de Março

A mudança no padrão alimentar e a redução na prática de atividade física regular, aliados ao consumo de cigarro, álcool e também o estilo de vida cada vez mais estressante, têm contribuído para o surgimento de muitas doenças e queda da qualidade de vida, motivando assim campanhas, projetos e outras ações, dentre elas: a Estratégia Global para a Promoção da Saúde lançada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no ano de 2004 e o dia Nacional da Saúde e Nutrição, celebrado no dia 31 de março.

Embora a promoção da alimentação saudável, tradicionalmente está ligada a um conceito de saúde, outros fatores como situação social, características culturais e regionais, além da falta de acesso a informação, têm contribuído para que a cada ano, o dia Nacional de Nutrição e Saúde seja celebrado como um dia festivo pelas grandes conquistas no campo da nutrição e da saúde, sem perder o sentido de luta pela redução do número de casos de doenças como: Obesidade, diabetes, osteoporose, doenças cardíacas e os vários tipos de câncer.

Sabemos que muitas das doenças dentre elas o câncer, podem ser evitadas, através de simples hábitos, muitas vezes esquecidos.

A maneira mais fácil e econômica de se obter a longevidade através da nutrição e saúde é seguir as seguintes dicas:

• Aleitamento materno nos primeiro seis meses de vida;
• Evitar o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados;
• Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões;
• Fazer exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após consultar o seu médico;
• Reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro.;
• Fazer exames preventivos e consultar sempre o seu médico;
• Beber cerca de 10 copos de água ao dia;
• Durmir pelo menos 08horas num período de 24 horas;
• Importante também evitar as dietas da moda, conhecer melhor seus fundamentos, métodos e conseqüência para a saúde.

Os alimentos servem para saciar a fome e ser combustível para todas as atividades do corpo humano, precisamos de energia, proveniente dos alimentos que comemos todos os dias. Também serve para demonstrar carinho, afeto e aceitação, por exemplo, quando a mãe amamenta o bebê, ou um almoço onde todos se reúnem em torno de uma mesa, é uma demonstração de carinho, de afeto.

Ou seja, o alimento está intimamente ligado com o nosso bem estar físico, social e mental, definido segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde.

Consciente da importância da nutrição no processo de saúde, a ONG Mais Vida-Centro de Apoio aos Portadores de Câncer, que oferece apoio nutricional, psicológico, emocional e social as pessoas em tratamento do câncer, seus cuidadores e familiares, aproveita essa data, para promover a conscientização de toda a sociedade sobre a importância da alimentação e seu papel na prevenção dos vários tipos de câncer, disponibilizando assim, não somente atendimento nutricional para seus assistidos, como também toda sua equipe multidisciplinar, para a realização de palestras, campanhas, projetos e outras ações de educação em saúde.

Para saber mais sobre o projeto de educação em saúde e demais atividades desenvolvidas pela instituição, ou ainda para saber como colaborar com o trabalho da entidade, acesse o nosso site www.maisvida.org, solicite informações com um de nossos colaboradores pelos telefones: (11) 4034 0309 e 2277 0309, ou mesmo faça-nos uma visita em nossa sede social, localizada na Travessa Imprensa, 26, centro de Bragança Paulista.

Fonte:http://www.jeonline.com.br/editorias/saude/index.php?subaction=showfull&id=1301515060&archive=&start_from=&ucat=21

Nenhum comentário: