15 de set de 2010

Idoso Brasileiro-Pesquisa Datafolha disponível na internet

Entre os dias 17 e 19 de novembro de 2008, pesquisa Datafolha investigou junto a brasileiros de 60 anos ou mais, suas opiniões, hábitos de vida, anseios e a avaliação que fazem dessa fase da vida.

Eles revelam, por exemplo, que saúde e família são os aspectos mais importantes da vida, e que valorizam menos o dinheiro, o sexo e a beleza em comparação com os mais jovens.

Dos que moram sozinhos, metade acha isso ótimo ou bom, além de a estar satisfeita com a atenção que recebem da família e se considerarem felizes, apesar dos problemas, dificuldades e desvantagens da idade.

Entre estas, por sinal, destacam-se os problemas de saúde e doença, que também compõem um dos maiores medos desse segmento da população, equivalente ao medo que sentem da própria morte, ambos só menores do que o medo da violência.

Como era de se esperar, a principal vantagem da idade é a experiência de vida e os conhecimentos adquiridos, o que fica um pouco prejudicado pelo preconceito e pela discriminação, e pela saúde precária, avaliados como os principais problemas enfrentados pela população mais velha no Brasil (vale lembrar que quase um terço admitem ter depressão).

O Datafolha realizou 1.238 entrevistas, em 140 municípios de 24 Unidades da Federação e no Distrito Federal, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2008. A margem de erro máxima, para os resultados que se referem ao total de entrevistados, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
 
Esta pesquisa está disponível na internet, pelo site: http://catracalivre.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2010/09/Idoso-brasileiro.pdf
 
Muito interessante!!!
 
 

Nenhum comentário: