9 de jul. de 2010

Informativo-Curso para Cuidadores de Idosos

Diante de uma realidade plena de transformações sociais resultantes de novas organizações familiares e mudanças no mercado de trabalho, o aumento da população idosa traz desafios para as ações governamentais e também para cada trabalhador do campo do envelhecimento.

Nossa experiência de trabalho nesta área tornou possível algumas constatações sobre a maneira como o cuidado a idosos vem sendo exercido. Percebemos que o cuidador formal ou informal apresenta certas dificuldades no exercício de sua função. Estas dificuldades parecem estar relacionadas à falta de capacitação ou a uma defasagem na capacitação para o trabalho específico com este público que privilegia uma visão excessivamente técnica e não instrumentaliza para o contato cotidiano com o idoso. Além disto, percebemos que o cuidador acaba por não buscar suporte para o trabalho em seus pares, mantendo-se isolado e sustentando sozinho situações muitas vezes angustiantes, o que pode produzir intenso desgaste pessoal.

Objetivos: Tendo em vista que a figura do cuidador tem papel central na vida cotidiana do idoso, pretendemos oferecer uma capacitação para o trabalho que instrumentalize para o manejo da diversidade de situações que um cuidador enfrenta em sua rotina, considerando os âmbitos biológico, psicológico e social como constituintes do processo de envelhecimento e considerando o cuidado ao cuidador como parte fundamental no exercício desta prática. Este curso pretende capacitar para o trabalho domiciliar e institucional através de aulas teóricas e vivenciais.


Faça sua inscrição mandando email para cuidadores@geracoes.org.br ou pelos telefones (11) 3159.1258 / 9527.9439


Palestra: Um Olhar Diferenciado sobre o Envelhecer

Atividade gratuita

Quatro profissionais da Ger-Ações de áreas diferentes debatem o envelhecer humano
Inscrições pelo email cursos@geracoes.org.br ou pelo telefone (11) 3624.6345

Grupo de Estudos sobre Acompanhamento Terapêutico no Envelhecimento

Para maiores informação:
http://www.geracoes.org.br/nova/acontece/

Nenhum comentário: