9 de jul. de 2010

Pesquisa online-"Cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer: capacidade funcional do idoso "versus" avaliação da sobrecarga do cuidador"

Atualmente, percebe-se o crescimento do número de idosos acometidos por doenças crônico-degenerativas causadoras de demência, entre as quais se destaca a Doença de Alzheimer (DA) que representa uma fonte de sofrimento ao paciente e de morbidade aos familiares e cuidadores.

Os prejuízos no desenvolvimento e na capacidade funcional do idoso com DA que passa a necessitar de constantes e complexos cuidados, impõe sobrecarga, ansiedade, depressão e estresse aos seus cuidadores. Assim, objetiva-se conhecer o cuidador do idoso com DA, a demanda de cuidados e a sobrecarga de 90 cuidadores de idosos com DA atendidos no Centro Especializado na Atenção à Saúde do Idoso (CEASI), no município de Natal/RN, além de avaliar seus níveis de depressão e ansiedade, e qualidade de vida. Depois da realização de uma extensiva revisão de literatura, foi realizado um estudo preliminar para observar a aplicabilidade dos instrumentos selecionados na investigação tendo em vista o seu objetivo.

Dessa forma, foram utilizados: um questionário semi-estruturado, Escala de Katz, Escala de Lawton, Escala de Qualidade de Vida na DA para Cuidadores, Questionário de Avaliação da Sobrecarga dos Cuidadores, Inventário de Depressão de Beck e Inventário de Ansiedade de Beck. O projeto encontra-se na etapa de coleta de dados, totalizando até, agora, a participação de 15 cuidadores, sendo 13 do sexo feminino e 2 do sexo masculino.

Para acessar este artigo:
http://migre.me/VDxc

Nenhum comentário: