11 de dez de 2014

Peça com a temática do envelhecimento no Teatro Tuca em São Paulo até o dia 14 de dezembro!!

No Teatro Tuca, em São Paulo, segue em cartaz a peça “Antes de Mais Nada” que trata da temática do envelhecimento.

Veja a sinopse da peça:

“A vida mal se converte em memória e já começa a se degradar. Aí começa a ficção”. Em meio a frases como esta que Alfredo, personagem vivido pelo ator Fúlvio Stefanini (que neste ano completa 60 anos de carreira), dará o pontapé inicial em ANTES DE MAIS NADA, espetáculo teatral que estreia em 6 de setembro de 2014 no TUCA, o teatro da PUC, um dos mais queridos palcos paulistanos. A atmosfera mítica e afetuosa do TUCA combina perfeitamente com a curta saga de Alfredo, homem que começa a se embrenhar nos caminhos da velhice e que precisa se despedir - depois de 30 anos de afastamento - de seu melhor amigo Bernardo, conhecido ator que acaba de morrer. 

Em um intervalo de menos de 24 horas, Alfredo se prepara para a despedida, enquanto administra o cotidiano junto à filha, que começa a traçar um caminho de frustrações semelhante ao do pai, e à vizinha de porta, interessada no punhado de luz que será lançado sobre a família. Além disso, em um misto de devaneio e lembranças do passado, Alfredo receberá a inusitada visita do próprio amigo, com quem desenterrará histórias cheias de humor e melancolia. A peça, entre outras questões, propõe uma reflexão bem humorada sobre temas como felicidade, ritos de passagem, memória e o universo do teatro e da televisão.

Alternando situações de drama e de comédia, ANTES DE MAIS NADA conta ainda com os talentos de Roney Facchini (indicado aos prêmios Shell e APCA de melhor ator no primeiro semestre de 2014 com a peça “Ou Você Poderia Me Beijar”), no papel de Bernardo, e de Chris Couto no papel da filha Mariângela. O elenco conta também com a luxuosa participação de Karin Rodrigues (comemorando 50 anos de carreira) como a divertida e sinistra vizinha da família. Ao lado de Fulvio, os três prometem arrancar da plateia uma sequência de suspiros e risadas.

O espetáculo traz a assinatura de Zé Henrique de Paula na direção (“Cândida” e “Ou você poderia me beijar”). Em uma parceria inédita, a Mais Palcos Projetos Culturais, produtora de Germano Soares Baía (“Variações Enigmáticas” e “O Avarento”), traz a equipe do Núcleo Experimental de Zé Henrique para o processo de criação. Desta forma, a experiência de Germano com grandes produções se alia à consistência artística do Núcleo Experimental de Zé Henrique, uma companhia com mais de 10 anos de estrada com forte viés de pesquisa de novas linguagens, e que traz no repertório uma mescla de textos clássicos com criações de novos autores.
Em ANTES DE MAIS NADA, mais uma vez Zé Henrique se debruça sobre o texto de um novo dramaturgo. O escritor Flavio Cafiero, 42, autor do livro “O frio aqui fora”, editado em 2013 pela Cosac Naify, e também roteirista de cinema e TV, tem no espetáculo sua primeira experiência profissional em dramaturgia para teatro. 

O autor, um dos vencedores do Prêmio Off-Flip de literatura 2013, participa ativamente do processo de criação e montagem da peça, junto com elenco e equipe técnica,enquanto se prepara para o lançamento de seu segundo livro no fim do ano, também pela Cosac Naify.
Com figurinos e cenografia também assinados por Zé Henrique de Paula, iluminação de Fran Barros, trilha sonora de Fernanda Maia e coprodução de Mario Silvio, ANTES DE MAIS NADA estreia no dia 6 de setembro de 2014, às 21:30, no TUCA, com a promessa de conduzir o espectador numa delicada e nostálgica história de uma grande amizade, que sobrevive ao tempo, aos descaminhos da vida e, em última instância, à própria morte.

Nenhum comentário: