22 de jan. de 2014

Congresso Internacional da ABRUNATI ocorreu em Foz do Iguaçu!!

No final do ano de 2013, ocorreu um grande evento em Foz do Iguaçu, o Congresso Internacional da ABRUNATI (Associação Brasileira das Universidades Abertas da Terceira Idade), que contou com mais de 1000 participantes.

Dentre os palestrantes, estavam presentes grandes nomes da geriatria e da gerontologia, tais como o Drº Renato Veras (médico e diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UERJ) e o Drº Ricardo Iacub (psicólogo e doutor em psicologia para a terceira idade, pela Universidade de Buenos Aires).

(Cristina Ribeiro com o Drº Renato Veras)


(Cristina Ribeiro com o Drº Ricardo Iacub)

Veja a reportagem abaixo:

“Refletir sobre a população idosa na atualidade”. Esse é um dos objetivos principais do Congresso Internacional da Abrunati, (Associação Brasileira das Universidades Abertas da Terceira Idade (Abrunati), é o que conta o presidente da entidade, professor Antonio Carlos Nantes, sobre o evento realizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Foz do Iguaçu.
O Congresso, que agrega o XIII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e do XII Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, está sendo sediado Hotel Golden Tulip Internacional, em Foz do Iguaçu, até hoje (02.10), no qual se pretende, segundo Nantes, “vislumbrar os problemas e possíveis soluções para uma população crescente de um País que está rapidamente envelhecendo”.
Nesta edição, foram realizadas aproximadamente 1.050 inscrições, com a participação de 15 Estados Brasileiros. Além disso, com caráter científico e social, foram aprovados mais de 80 trabalhos que estão sendo apresentados nesses quatro dias de eventos, concomitantes às palestras nacionais e internacionais, sessões interativas e apresentações culturais de diversos estados, além de celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta terça-feira (1.10).
Nas discussões, os temas são variados, abordando desde “ações afirmativas das políticas públicas da pessoa idosa”, pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, “educação financeira”, pelo consultor da Itaipu Binacional, Altemir Farinhas, Inclusão da Geriatria e Gerontologia nas Instituições de Ensino Superior, por Cristina Ribeiro, da Longevitá, relatos e experiências vividos por estudantes das Unatism, entre outras.  
Para encerrar o evento, que tem como parceiros a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico da Itaipu – PTI, a Fundação Araucária, o Governo do Estado do Paraná e a organização responsável da Abrunati, o Sesc desenvolverá na manhã desta quarta-feira (2), atividades interativas e à tarde será livre para os idosos com passeios pelos pontos turísticos de Foz do Iguaçu.

Nenhum comentário: