18 de out. de 2012

Projeto de lei quer regulamentar a profissão do cuidador de idoso no Brasil

O Senado aprovou na quarta-feira (17-10-2012) um projeto de lei que vai regulamentar a profissão do cuidador de idoso.

Os profissionais terão que fazer um curso de capacitação para aprender a lidar melhor com essa faixa etária, que já representa mais de 10% da população do Brasil. Clarice tem 91 anos, a saúde boa e a família contratou uma profissional para cuidar dela. "Se a gente não tiver paciência, atenção e gostar do que está fazendo não vai à frente, então a gente tem que passar o melhor para o paciente", diz Camila Silva, cuidadora da idosa.

Além de gostar do trabalho, é importante que o cuidador seja um profissional qualificado, que saiba como tratar o idoso corretamente. É isso que o curso de cuidador, que dura cerca de dois meses e meio, ensina. São aulas de português e matemática, noções de anatomia e patologias, comportamento dos idosos, alimentação correta, entre outros assuntos.

Os alunos também treinam atividades cotidianas, como dar o banho no idoso, inclusive, na cama, e também ajudar o idoso a se levantar e andar. “Estou visualizando o mercado de trabalho, porque hoje em dia as pessoas estão vivendo mais, então necessitam mais de atenção e de cuidados. A gente se profissionalizando na área vai ficando mais fácil”, relata Eliana Oliveira, aluna do curso.

Além da obrigatoriedade do curso, o projeto também estabelece que o cuidador tenha, no mínimo, 18 anos de idade e ensino fundamental completo.

Para o geriatra Rômulo Meira, esses cuidados são fundamentais em um país que tem mais de 20,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos e que precisam ser bem tratadas.

"Nós não queremos pessoas boazinhas, que sejam legais para cuidar do idoso. Nós queremos pessoas que tenham uma empatia com o idoso e que sejam também calcadas em um treinamento profissional”, explica.

 
O projeto também aumenta em um terço as penas para os crimes previstos no Estatuto do Idoso quando forem cometidos pelo cuidador. Se não houver recurso para votação em plenário, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados.

Repotagem: Patrícia Nobre Salvador
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/10/projeto-quer-regulamentar-profissao-do-cuidador-de-idoso-no-brasil.html

 

Nenhum comentário: