8 de mai. de 2012

Agradecimentos a Drª Sonia Gusman!!!

É com grande pesar que o CREFITO-3 comunica o falecimento de uma das pioneiras da Fisioterapia no Brasil, Dra. Sonia Gusman.

O Conselho rende homenagens à precursora do Sistema Coffito/Crefitos no Brasil e a uma das principais lideranças na Fisioterapia brasileira.

Com a inscrição nº 1 no CREFITO-3, Dra. Sonia Gusman tem uma participação histórica na regulamentação da Fisioterapia no Brasil. Começou a sua luta pela profissão ainda na faculdade, na década de 1960.

Foi uma das principais articuladoras da Lei nº 6.316/1975, que cria os Conselhos Federal e Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e a primeira presidente do Coffito.

Referência na área de Fisioterapia Neurofuncional, ela foi uma das fundadoras da Associação Brasileira de Fisioterapia em Neurologia para o Desenvolvimento e Divulgação dos Conceitos Neurofuncionais (Abradimene). Ela também foi coordenadora e instrutora do Conceito Bobath no Brasil e representante brasileira na World Confederation for Physical Therapy (WCPT).

Dra. Sonia faleceu ontem, dia (7-maio) no perído da manhã, em sua residência.

Obrigada Sônia, por toda dedicação e empenho que você teve pela Fisioterapia, graças a seu trabalho, esta profissão tão gratificante conseguiu ser reconhecida nacionalmente.

O meu muito obrigada!!

Veja a seguir uma entrevista com a Drª Sônia.

Nenhum comentário: