26 de jun. de 2010

Projetos de vida contribuem para a saúde de idosos

O comprometimento com metas e objetivos propicia motivação aos idosos, o que aumenta a disposição para a realização das atividades diárias e a motivação pela vida.

Idosos jogando dominó nos Centros de Convivência e praças ou senhoras fazendo tricô enquanto assistem a novelas, por muitos anos essas imagens eram referências ao se falar em aposentados. Contudo, essas cenas estão ficando no passado, dando lugar aos idosos com uma agenda movimentada, que contempla a academia, viagens, entre outras atividades, a rotina agitada propicia motivação e, principalmente, uma terceira idade mais saudável.

Com o aumento da expectativa de vida e os avanços da ciência - que possibilitam qualidade de vida - não cabe mais pensar apenas na figura do idoso sentado numa cadeira, acompanhando passivamente o passar dos dias. Eles (idosos) querem e podem ter uma rotina mais pró-evolutiva. A postura pró-ativa nesse estágio de vida, especialmente após a aposentadoria é questão de saúde. Estabelecer projetos e desafios a serem conquistados é motivador e traz benefícios psicológicos e físicos porque levam as pessoas com mais idade a continuarem ativas como agentes sociais.

Para ler este artigo na íntegra, acesse o blog Projeto de Vida da APEX:
http://migre.me/SsDv

Nenhum comentário: