24 de jun. de 2010

A Importância da Atuação Interdisciplinar no Atendimento ao Idoso

Devido às alterações demográficas, diminuição da mortalidade e da natalidade, o que levou ao aumento no número de idosos, surge uma nova demanda, a atuação do profissional com os demais profissionais.

Esta mudança no perfil da população dá espaço ao surgimento da necessidade, por parte dos profissionais, de aprenderem mais do que os limites de sua própria formação, sem o objetivo específico de exercer novas atividades, mas com o propósito de interagir com maior conhecimento nas diferentes vertentes.

E esta atitude é o que podemos chamar de interdisciplinaridade - conhecimento técnico que se difunde não apenas em direção ao paciente, mas também aos outros profissionais, com o intuito de incrementar o somatório de conhecimentos do grupo, ou seja, a interação dos profissionais com um objetivo comum, a melhora do paciente.

O que é diferente da atuação do profissional em uma equipe multidisciplinar, onde a pessoa atua em um espaço com outros colegas, mas não existe um momento em que todos se juntam para discutir sobre o paciente; eles apenas dividem um mesmo espaço, sem trocar ideias e ter objetivos comuns a cerca do paciente.

A atuação deixa de ser centralizada em um ou poucos profissionais capazes de executar muitas tarefas e passa a ser dividida por aqueles que, por serem responsáveis especificamente por uma área do conhecimento e da assistência, têm condição de fazê-lo com maior competência e eficiência.

Confira este artigo na integra, acessando:
http://migre.me/RQdp

Nenhum comentário: