19 de mai. de 2014

Curso de Fisioterapia do CESUFOZ realiza trabalho com idosos do Centro de Convivência de Foz do Iguaçu

Neste mês de maio foi feita uma entrevista pela Prefeitura de Foz de Iguaçu, sobre o trabalho que os estagiários do Curso de Fisioterapia do CESUFOZ (Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu) vem fazendo com os idosos do CCI (Centro de Convivência de Idosos).



Confira, fonte-http://www.pmfi.pr.gov.br/noticia/?idNoticia=33945

O Centro de Convivência do Idoso atende hoje aproximadamente 500 idosos ativos que realizam atividades como aulas de dança, ginástica, informática, baile da terceira idade e o Coral da Melhor Idade.

Na grade de atividades, também estão incluídos os serviços de Psicologia e Fisioterapia.  

Hoje o CCI é referência em Foz do Iguaçu quando o assunto é relacionado à socialização de idosos.

“Através do convívio e da prática das atividades que realizamos diariamente no Centro, é possível melhorar a autoestima dos idosos e proporcionar o fortalecimento de vínculos”, ressalta o coordenador do CCI, João Batista Guimarães (Formiga).

A tarde desta terça-feira (06) foi de muito movimento no CCI.

A professora Luiza Barros, explica sobre a aula de informática para a terceira idade. “Eles aprendem desde ligar o computador, se entender com o mouse e teclado, depois aprendem a trabalhar com email, facebook e google. A presença deles é constante, se por ventura um dia faltam, vem outro dia para repor aula. Hoje atendemos 40 alunos que já se formam no fim deste mês”, destacou a professora.

De acordo com Luiza, a equipe de coordenação do CCI estuda um projeto para lan house para terceira idade.

Cristina Ribeiro, Especialista, Mestre em Gerontologia, Fisioterapeuta e Professora Universitária, explica a atividade de fisioterapia que é realizada todas as terças-feiras com o apoio dos acadêmicos da Cesufoz.

“As atividades de fisioterapia, são exercícios simulando o dia a dia deles, com o foco na prevenção de quedas, melhora da memória, equilíbrio, fortalecimento muscular, alongamento e coordenação motora. Qualquer idoso acima de 60 anos pode participar”, ressalta a professora.

Além das atividades funcionais, também é realizada uma Avaliação global, onde é avaliada a condição física e emocional do idoso.

Caso seja diagnosticado algum problema como depressão, o idoso é encaminhado para psicólogos e outros profissionais.

O CCI conta com uma sala de enfermagem para dar suporte aos idosos. Anair dos Santos é enfermeira no CCI a 11 anos e trabalha com os idosos dando orientações sobre alimentação, sono, caminhadas e medicação. 

Também é realizado um trabalho preventivo no controle do diabetes e pressão arterial. A sala de enfermagem funciona todos os dias das 8h as 12hrs e das 14h as 18hrs.

Edi Maria Paula é professora de Dança, trabalha com idosos a 17 anos e revela: “A dança requer dedicação, mas não é difícil, dançar faz bem queima calorias e não coloca o coração dos idosos em risco, mesmo se ele dançar ritmos mais intensos. O idoso precisa dialogar com o mundo e a dança permite isso”, afirma Edi. 

No dia 18 de maio, um grupo especial de dança da terceira idade do CCI, irá participar do Encontro de Danças Culturais de Pato Bragado. 

O grupo de 20 alunos está em ensaio constante aguardando com ansiedade o dia da apresentação.

O objetivo do encontro é proporcionar a oportunidade dos grupos mostrarem seus talentos, a troca de conhecimentos entre os municípios e acima de tudo o estímulo à qualidade de vida.

Nenhum comentário: