5 de jan de 2012

Fisioterapia-profissão do futuro!!!

No Brasil novas vagas estão se abrindo com projetos do governo e no exterior, a profissão é reconhecida como uma das que mais trazem felicidade!!!
Nos últimos tempos a fisioterapia está cada vez mais presente na mídia, seja em novelas, campanhas institucionais, reportagens. A profissão nunca foi tão reconhecida. Para coroar esse bom momento, a Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa com mais de 27 mil americanos de todos os setores profissionais para constatar qual era o grau de satisfação com a ocupação escolhida. Os fisioterapeutas ficaram com o 3º lugar como os profissionais que estão mais felizes na sua área de atuação. Só ficaram atrás dos bombeiros e pessoas que dedicam sua vida ao serviço religioso.
Segundo a pesquisa, o trabalho é não só a principal fonte de renda, mas também uma parte importante da vida. Ele ocupa grande parte do dia de cada trabalhador. O trabalho ajuda a definir uma identidade ao cidadão e afeta a saúde tanto física como mental. Se você não está feliz com a função que desempenha isso reflete na sua vida, por isso é tão importante saber escolher a profissão certa.
Cuidar da saúde e o bem-estar das pessoas são atribuições do fisioterapeutas. Eles também ajudam na recuperação de lesões sérias, entre outras funções. É uma carreira na qual se doa pelo outro, então é necessário ter vocação. O retorno é muito mais que financeiro, pois saber que o seu trabalho ajuda a vida do próximo não tem preço. Por isso, as carreiras que abrigam os profissionais mais felizes não oferecem salários milionários.
Para garantir a satisfação dos profissionais nada melhor do que salários justos e novas vagas no setor. Para 2012, a expectativa é que o mercado esteja aquecido para os profissionais. Novos projetos do governo vão fazer com que exista uma elevada demanda para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Haverá a ampliação do atendimento home care e a do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e implantação de um Plano para Deficientes. E com a aprovação da Emenda 29- ela garante investimentos mínimos na saúde- que espera a sanção da presidente Dilma Rouseff, as novas verbas refletirão em contratação de pessoal especializado.
O CrefitoSP esteve junto com os profissionais na luta a favor de mais empregos e melhor remuneração. Em 2011, o conselho visitou quase cinco mil clínicas e hospitais no Estado de São Paulo, apresentou e debateu com os profissionais um vídeo onde mostramos o que é preciso fazer para mudar o modelo de administração da saúde no País, melhorando a empregabilidade e remuneração. Veja o vídeo abaixo: (próxima postagem)

O CrefitoSP também apoiou o projeto pioneiro “Fisioterapia e terapia ocupacional na comunidade”, antes mesmo da expansão do atendimento home-care aprovada pelo governo, entre outras iniciativas importantes para a valorização profissional.
O próximo ano será mais um ano de luta para garantir o espaço da profissão sim, mas será um ano de muitas vitórias. Os profissionais precisam se preparar para ocupar as vagas que estão surgindo. Essas conquistas foram garantidas pelo esforço de uma classe que, sobretudo ama o que faz e executa seu trabalho com amor, responsabilidade e respeito pelo seres humanos.

Nenhum comentário: