28 de fev. de 2011

Musculação pode causar dores na região lombar

Estudos mostram que a maioria das pessoas que pratica musculação, sofre de problemas na região lombar, e isto independente da idade.


Cuidar do corpo está em evidência e é cada vez maior o número pessoas nas academias. Termos como abdominal, flexão e legpress fazem parte do vocabulário dos freqüentadores das academias de ginástica.


Mas você sabia que praticar musculação sem o acompanhamento de professores e fisioterapeutas especializados pode trazer graves riscos à saúde?


Um estudo da Universidade de Caxias do Sul, realizado em 2007, aponta que 61 % das mulheres praticantes de musculação apresentam hiperlordose e que cerca de 70% dos homens sofrem de algum tipo de alteração da curvatura fisiológica considerada normal na região lombar.


Acesse a matéria na íntegra (pág. 24) : http://www.crefito.com.br/imp/revista/revista4_ano7.html
 
Clique e veja quais são os exercícios recomendados, o vídeo é bem interessante: http://www.crefito.com.br/imp/revista/fisionaacademia.html
Fonte: CREFITO-3

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Cristina, também sou fisio quase com o título de gerontóloga (falta apresentar TCC), te parabenizo pelo blog e aproveito a oportunidade para divulgar também o meu (aguardo sua visita). Excelente matéria sobre musculação, o interessante é que os exercícios que provocam a dor na coluna são justamente os mais praticados nas academias, quando eu praticava musculação e não tinha nenhuma orientação/conhecimento sobre isso também comecei a sentir dor lombar. O importante é passar a informação fazendo o bem a muitos. Grande abraço. Michelle Salerno

Marcus disse...

Eu que fosse seguir (imagine) as orientações dadas pelo meu professor de academia que eu nem sei se realmente

































































































































































Eu que fosse seguir (imagine) as instruções dadas pelo meu professor de academia que eu nem sei se é formado e eu iria me dar mau. Tive uma lombalgia (eu acho, vou consultar um ortopedista). Depois de acessar este site, graças a Deus, eu vi que por pouco eu iria parar no hospital pela segunda vez. Muito obrigado! Só não sei o que faço agora em diante, pois os exercícios que mais definiam a minha coxa foram aqueles mais recomendados para eu jamais praticá-los.

Marcus disse...

Estudos mostram que a maioria das pessoas que pratica musculação (sem vírgula) sofre de problemas na região lombar (sem vírgula) e isto independente da idade.
SE LIGUE NA LÍNGUA!