20 de jun. de 2010

Eric Kandel-"Em Busca da Memória"

Eric Kandel, neurofisiologista, de 82 anos e pesquisador na Universidade da Columbia, em Nova York é um exemplo de velhice bem sucedida.

Ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em outubro de 2000, no documentário, lançado no Brasil pela revista "Mente & Cérebro", Eric Kandel fala um pouco sobre as suas descobertas sobre a memória.

Quando, nos anos 60, Kandel resolveu que ia dedicar seu tempo ao estudo da lesma-do-mar, um molusco tão pegajoso quanto primitivo, seus colegas acharam que ele tinha enlouquecido. Afinal, esse austríaco que migrou para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial jamais tinha manifestado interesse pelo mundo animal. Formado em letras e literatura, além de medicina, ele sempre pareceu mais interessado em desvendar os segredos do homem e, em especial, da mente humana.Pois foi justamente isso que ele fez nas décadas que passou pesquisando o molusco.

No sistema nervoso simples da lesma-do-mar, Kandel identificou os genes e as proteínas que tornam possível a memória nos neurônios. Os mecanismos que ele desvendou são os mesmos que, no cérebro humano, regem as lembranças de curto e longo prazo. Hoje pode-se dizer que quase tudo o que sabemos sobre a base molecular da memória se deve ao molusco pesquisado por Eric Kandel.

Quem quiser saber mais a respeito deste assunto, pode buscar este documentário ou também procurar o livro "Em Busca da Memória".

Informações do livro:
Título: Em Busca da Memória
Subtítulo: Nascimento de uma Nova Ciência da Mente, O
Autor: Eric Kandel
Editora: Companhia das Letras
Assunto: Biografias, Diarios, Memorias & Correspondencias
ISBN: 9788535915433
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 552

Nenhum comentário: