25 de mai. de 2010

As pessoas estão preparadas para o aumento da população idosa?


Inicio este artigo com esta imagem, pois a encontramos em muitos lugares na sociedade, como uma forma de representação do idoso. Agora vejam, porque quando olhamos para ela, logo nos lembramos do idoso?

Devido as dores na coluna, uso de bengalas,....

Com isto podemos pensar: Será que estamos preparados para o aumento da população idosa?

A modernidade traz muitos aspectos positivos, tais como o aumento e avanços tecnológicos, a facilidade para as pessoas se comunicarem, entre outros, mas também aspectos negativos, como a correria, pressa e a falta de tempo das pessoas, devido ao excesso de atividades. E no meio disso tudo, cresce o número de pessoas idosas, população que necessita de adaptações e atenção especial porque com o processo do envelhecimento ocorrem algumas alterações normais.

Seguem alguns exemplos de alterações decorrentes do envelhecimento normal e algumas atitudes que precisamos estar atentos para que os idosos se sintam acolhidos na sociedade.

Uma alteração própria do envelhecimento é a diminuição da força muscular nas pernas, o que faz com que o idoso necessite de tempo maior para atravessar a rua, por exemplo. Se durante essa “atividade” o idoso for submetido a tensão ou estresse – como um motorista buzinando para apressá-lo - o desempenho ficará ainda mais prejudicado e aumentará o risco dele cair. Por isso, ao observar algum idoso atravessando a rua, esteja você a pé ou de carro, vale a pena estar atento.

Um outro aspecto a se considerar é....

Leia este artigo na íntegra, acessando o site do Click-Foz: http://migre.me/IpEE.

Nenhum comentário: