31 de mar. de 2011

Dia Nacional da Saúde e Nutrição:31 de Março

A mudança no padrão alimentar e a redução na prática de atividade física regular, aliados ao consumo de cigarro, álcool e também o estilo de vida cada vez mais estressante, têm contribuído para o surgimento de muitas doenças e queda da qualidade de vida, motivando assim campanhas, projetos e outras ações, dentre elas: a Estratégia Global para a Promoção da Saúde lançada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no ano de 2004 e o dia Nacional da Saúde e Nutrição, celebrado no dia 31 de março.

Embora a promoção da alimentação saudável, tradicionalmente está ligada a um conceito de saúde, outros fatores como situação social, características culturais e regionais, além da falta de acesso a informação, têm contribuído para que a cada ano, o dia Nacional de Nutrição e Saúde seja celebrado como um dia festivo pelas grandes conquistas no campo da nutrição e da saúde, sem perder o sentido de luta pela redução do número de casos de doenças como: Obesidade, diabetes, osteoporose, doenças cardíacas e os vários tipos de câncer.

Sabemos que muitas das doenças dentre elas o câncer, podem ser evitadas, através de simples hábitos, muitas vezes esquecidos.

A maneira mais fácil e econômica de se obter a longevidade através da nutrição e saúde é seguir as seguintes dicas:

28 de mar. de 2011

I Fórum Público do Bairro Amigo do Idoso com a participação do Dr. Alexandre Kalache

No dia 29 de março de 2011, ás 09:00h ocorrerá no Teatro João Caetano, da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) localizado na Rua Borges Lagoa, 650, V. Clementino o I Fórum Público do Bairro Amigo do Idoso.

Este evento será muito importante e contará com a conferência do
Prof. Dr. Alexandre Kalache, idealizador da estratégia "Cidades Amigas da Pessoa Idosa".


25 de mar. de 2011

Vídeo sobre campanha do CREFITO-3- "Chegue aos 100 anos com saúde"

Este vídeo foi criado pelo CREFITO-3 em prol da campanha pela saúde - Chegue aos 100 anos com saúde.E para discussão deste assunto, amanhã, dia 26 de março, em São Paulo, como foi comentada na última postagem, ocorrerá um evento gratuito com várias palestras sobre o tema.

12 de mar. de 2011

7º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia - GERP 2011- ocorrerá em abril!!

O 7º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia - GERP, congresso tradicional, organizado pela SBGG, região São Paulo, este ano ocorrerá na cidade de Santos, litoral sul paulista, de 13 a 16 de abril de 2011.

Será uma grande oportunidade para reciclar os conhecimentos e trocar experiências sobre as particularidades que envolvem o processo de envelhecimento.

Para aqueles que moram em São Paulo e não querem se hospedar na cidade, a comissão organizadora do evento disponibilizará um ônibus no período de 14 a 16 de abril de 2011 - São Paulo/Santos/São Paulo - partindo da estação Imigrantes do metrô às 6h30 com destino ao local do evento, retornando no final do dia. Os interessados devem contatar a agência para reservar sua vaga, já que são limitadas.

A programação científica está bem interessante e já se encontra no site:
http://www.sbgg-sp.com.br/gerp2011

Vale a pena conferir!!!!

4 de mar. de 2011

Envelhecer com Arnaldo Antunes

Selecionei este vídeo musical do Arnaldo Antunes, pois considero que o músico conseguiu falar de forma simples e bem humorada sobre o envelhecer e o envelhecimento, assuntos tão complexos, mas que podem ser vistos por um outro ponto de vista.

Vale a pena dar uma olhadinha.

Desejo a todos um ótimo feriado de Carnaval!!

Segue o vídeo.