28 de ago de 2017

Saiba mais sobre a Fisioterapia em Gerontologia

A Fisioterapia em Gerontologia é a mais nova especialidade reconhecida pelo COFFITO, em 19 de janeiro de 2017 saiu no Diário Oficial o reconhecimento. Mesma data de fundação da Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE).

Frequentemente surgem dúvidas sobre a área e com objetivo de esclarecer algumas delas, foram selecionadas 3 perguntas:

1-Quais são os recursos fisioterapêuticos mais utilizados nessa área? 

Resp: Após realizar uma avaliação fisiogerontológica, o que consiste em uma avaliação detalhada e abrangente, pensando nas necessidades de cada idoso, considerando os aspectos senescentes e senis, pode-se usar qualquer recurso fisioterapêutico. É claro, sempre de acordo com as indicações e contra-indicações de cada recurso. Dentre aqueles mais usados, destaca-se a cinesioterapia.

2-Esse atendimento pode ser realizado em clinica ou precisa ser em hospital?

Resp: Pode ser realizado em muitos ambientes, vai depender do tipo de atenção ao idoso, seja ela a atenção primária, secundária e terciária. Podemos atender o idoso que estiver em diferentes condições nestes 3 tipos de atenção.

3-O que é trabalhar na área de gerontologia?

Resp: A escolha da especialidade deve ser feita levando em conta o fato do profissional gostar do que faz, se identificar com a área, para realizá-la com amor. E não pensar em escolher uma especialidade por "modismo"(aquela que está em alta no momento) ou por que pode lhe trazer mais recurso financeiro e sucesso.

O sucesso e reconhecimento será resultado do amor, do comprometimento e dedicação que o fisioterapeuta demonstrará na sua atuação e com isto terá muitos resultados positivos.

A gerontologia é a área do futuro próximo, pois em breve teremos muitos idosos na população que precisarão de cuidados fisioterapêuticos, portanto trabalho não vai faltar. Mas o profissional precisa se qualificar, fazer uma especialização, estudar cada dia mais, para atender e entender melhor os idosos. 

O idoso não é um adulto mais velho, por isto quem não faz uma especialização na área do envelhecimento, saúde do idoso e agora em fisioterapia em gerontologia, não tem o mesmo preparo de quem se qualificou. 

Também precisa fazer com muito amor, paciência, não esperar resultados rápidos, saber trabalhar em equipe, interagir com a família e cuidadores. É uma área linda da fisioterapia que agora sendo reconhecida crescerá ainda mais.

Por isto é importante que o idoso ou familiar procure um fisioterapeuta especialista em gerontologia!!!!



Nenhum comentário: