30 de jul. de 2014

Revista Aptare-Geriatria e Gerontologia-completa 1 ano com grande sucesso!!

A revista Aptare – Geriatria e Gerontologia para Especialidades Clínicas, da Dínamo Editora, completa 1 ano, com grande sucesso!!

Tem a missão de identificar, desenvolver e implementar ações de comunicação eficientes, que sirvam como plataforma para informação, educação e integração.


"Três saudáveis vertentes fizeram nascer a Aptare: a primeira, a união de dois sonhos - o jornalismo feito na USP e o amor pela medicina; em seguida, as experiências familiares; e, tão importante quanto os demais, a certeza de que o envelhecimento da população brasileira exige olhares mais atentos, mais certeiros, mais-aptos" diz a  sua idealizadora e editora, Lilian Liang.

A revista é voltada para os profissionais da área da geriatria e gerontologia, com artigos muito interessantes, entrevistas, divulgação de eventos, entre outras informações. É de distribuída nacional e gratuita, também disponível on line.

26 de jul. de 2014

Trabalho apresentado no XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

O trabalho "Avaliação e Tratamento Fisioterapêutico em um Paciente Idoso com AVC: Um estudo de caso, realizado pelas alunas Bruna Vargas e Fabiane Nagata, orientado pelas profªs Cristina Ribeiro e Nayara Correa foi apresentado no XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia em 
Belém de 29 de abril a 03 de maio!!! 


Resumo:

Introdução: Atualmente o acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das causas mais comuns de enfermidade em idosos, causando a incapacidade, na motricidade e no meio social, os limitando em suas AVDs. A fisioterapia tem um grande papel na aprendizagem e na funcionalidade do indivíduo, recuperação funcional, possibilitando e auxiliando o retorno às suas atividades de vida diária e ao convívio social, para uma melhor qualidade de vida.

Objetivo: corresponder à avaliação da capacidade funcional, do paciente durante o primeiro atendimento onde foi feito á avaliação; melhorar o uso de suas passagens e transferências; ganhar e manter força muscular; promover o domínio de tronco e equilíbrio; e estimular a deambulação.

Métodos: Foi realizado anamnese, avaliação do tônus, mobilidade funcional, problemas associados e Índice de Barthel Modificado. O método usado foi o de estudo de caso, com um paciente idoso, de 61 anos, com sequelas de 4 AVCs hemorrágicos, hipertenso, depressivo, que não exerce a deambulação pelo desuso e fraqueza muscular nos MMII, que se encontrava no programa de reabilitação, realizado pelos estagiários de fisioterapia neurológica. Foram realizados 2 atendimentos semanais, com duração de 50 min, totalizando 10 atendimentos. Nesse período a proposta de tratamento foi atividade de coordenação motora associadas com equilíbrio de tronco, trocas de transferência com estimulação da força muscular dos membros afetados, treino do sentar e levantar com apoio do fisioterapeuta para ficar em pé, mudanças de decúbito sem apoio, treino de deambulação nas passagens de em pé para cadeira de rodas.

Resultados: Na avaliação o paciente se encontrou dependente total segundo Índice de Barthel, tônus alterado, realizava a mobilidade funcional com dificuldade, afasia,transferências e deambulação afetada por fraqueza muscular. Das atividades programadas á que apresentou melhora no ganho de função foi a de coordenação motora associada com o equilíbrio de tronco onde o paciente apresentou a melhora no controle do tronco realizando o sentar sem apoio, melhora no desenvolvimento das atividades propostas pelo atendimento, melhora na sua atenção e percepção relatada pelos familiares, não teve sucesso na deambulação e transferências e na fadiga muscular constante.

Conclusão: Apesar do tempo limitado de tratamento proposto pelos acadêmicos, foi evidenciada uma melhoria na capacidade funcional do idoso com diagnostico de 4 AVCs e ganho de 1 ponto na medida pelo Índice de Barthel.

Referências:       
                                                                                                              
-FRANÇA. R.M. FORTES. V. L. F. COSTA. G. L. O idoso com acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico agudo: vivenciando o cuidado. Rev. Bras. de Ciências do Envelhecimento Humano, Passo Fundo,v.1, n.2, 2004.                                                                                      
-MAIA. C. B. VIANA. S. P. ARANTES. M. M. P. -ALENCAR. A. M. Conseqüências das quedas em idosos vivendo na comunidade. Rev. Bras. Geriatr. Gerontolog, Rio de Janeiro, 2011;14(2):381-393.                                                                                                          
-RIBEIRO, C. As 8 premissas da Fisioterapia Gerontológica. São Paulo: Andrei Editora LTDA,2012.                                                                                                                                
-ROGATTO P. C. V. CONDOLO. C. BRÊTAS P. C. A. Nível de atividade de física e sua relação com quedas acidentais e fatores psicossociais em idosos de centro de convivência. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2011; 14(3):521 533.     
-SILVA O. H. CARVALHO. D. A. J. M. LIMA. L. E. F. RODRIGUES. V. L. Perfil epidemiológico de idosos frequentadores de grupos de convivência no município de Iguatu, Ceará. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2011; 14(1):123-133




17 de jul. de 2014

Livro sobre-Cuidados de Longa Duração para a População Idosa-disponível on line

O livro sobre "Cuidados de Longa Duração para a População Idosa: um novo risco social a ser assumido?" que tem como organizadora a Drª Ana Amélia Camarano, está muito interessante e disponível on line.



Basta acessar: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/pessoaidosa/livro_cuidados_prolongados_ipea.pdf

9 de jul. de 2014

Trabalho apresentado em congresso sobre: Fisioterapia Neurológica em paciente idoso com Acidente Vascular Cerebral

Este trabalho foi apresentado no XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, em Belém, de 29 a 03 de maio, realizado pelos alunos do 7º período do Curso de Fisioterapia do CESUFOZ, Nelson Trindade, Everson Prestes, Gisele SouzaJair Almeida e Márcio Magalhães. Sob a orientação das professoras Cristina Ribeiro e Nayara Correa Farias.

Parabéns ao grupo pelo empenho e dedicação em fazê-lo!!!


Resumo do trabalho:

INTRODUÇÃO: O acidente vascular isquêmico (AVCI) é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria vascular, acomete tanto pessoas jovens quanto idosos. O AVCI deixa sequelas que podem ser paralisias em parte do corpo, problemas de visão, memória e fala que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes, com isso, a fisioterapia neurológica tem como reabilitar e diminuir os sintomas e comprometimentos, atuando na restauração da função, coordenação motora, forca muscular e movimento.

OBJETIVO: A fisioterapia neurológica está voltada para a manutenção fisiológica e biomecânica do paciente acometido, visando a estimulação da percepção corporal e cognitiva, em tem o objetivo de manter ou aumentar o equilíbrio corporal, fazendo a prevenção de deformidades, como a melhora na mobilidade articular, facilitando assim a autonomia e independência do pacientes nas AVDs e AIVDs.

MÉTODOS: Foi realizado o tratamento fisioterapeutico por meio de 6 (seis) atendimentos com duração de 45 minutos cada.

RESULTADO:  Visto que no tratamento teve uma melhora em sua evolução na manutenção postural, coordenação motora associado com fortalecimento musculares dos MMSS e MMII.

CONCLUSÃO: Diante deste estudo, se observou a importância de realizar, o diagnóstico e o inicio do tratamento após o evento ocorrido a fim de diminuir o progresso da evolução da patologia e reintegrando o paciente as suas atividades da vida diária melhorando a sua qualidade de vida.

REFERÊNCIAS:

-FRANÇA. R.M. FORTES. V. L. F. COSTA. G. L. O idoso com acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico agudo: vivenciando o cuidado. Rev. Bras. de Ciências do Envelhecimento Humano, Passo Fundo,v.1, n.2, 2004.;
-MAIA. C. B. VIANA. S. P. ARANTES. M. M. P. ALENCAR. A. M. Conseqüências das quedas em idosos vivendo na comunidade. Rev. Bras. Geriatr. Gerontolog, Rio de Janeiro, 2011;14(2):381-393;
-RIBEIRO,C.As 8 premissas da Fisioterapia Gerontológica. São Paulo: Andrei Editora LTDA,2012.                                     
-ROGATTO P. C. V. CONDOLO. C. BRÊTAS P. C. A. Nível de atividade de física e sua relação com quedas acidentais e fatores psicossociais em idosos de centro de convivência. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2011; 14(3):521 533.   
-SILVA O. H. CARVALHO. D. A. J. M. LIMA. L. E. F. RODRIGUES. V. L. Perfil epidemiológico de idosos frequentadores de grupos de convivência no município de Iguatu, Ceará. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2011; 14(1):123-133