30 de jul. de 2012

Parecer da SBGG sobre os tratamentos antienvelhecimentos

Em 22 de Maio de 2012 a Drª Silvia Regina Mendes Pereira, médica geriatra, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, gestão 2010-2012, como representante legal da Sociedade deu seu parecer sobre os tratamentos antienvelhecimentos.

O Brasil terá, em breve, mais de 30 milhões de idosos e uma das maiores preocupações das pessoas é retardar ou prevenir as incapacidades associadas ao envelhecimento. Entretanto, proliferam no Brasil propostas de tratamentos que visam prevenir, retardar, modular ou reverter o processo de envelhecimento, bem como prevenir doenças crônicas através de reposição hormonal, suplementação vitamínica e/ou uso de substâncias chamadas anti-oxidantes.

Visando proteger a população idosa, que apresenta maiores riscos para efeitos adversos de medicamentos, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) designou um grupo de especialistas para realizar uma revisão da literatura científica com o objetivo de avaliar a eficácia e a segurança desse tipo de tratamento.

Após uma extensa revisão, a SBGG recomendou a seus profissionais associados que alertassem as pessoas de que, até o momento, nenhuma pesquisa demonstrou que vitaminas, antioxidantes, reposição hormonal ou qualquer outra substância teriam a capacidade de retardar ou reverter o processo do envelhecimento. E que se deve ter cautela, pois determinados tratamentos, além de ineficazes, podem ser danosos tanto do ponto de vista econômico como da saúde coletiva e individual.

Nas recomendações, os especialistas lembram que os idosos são mais sensíveis aos efeitos adversos dos medicamentos, e que a prescrição para indivíduos com mais de 60 anos, principalmente para os mais vulneráveis, deve ser baseada em pesquisas que comprovem eficácia e segurança, assim como em uma adequada avaliação do custo-benefício.

Os Geriatras e Gerontólogos enfatizaram que as pesquisas têm demonstrado riscos importantes com o uso indiscriminado de vitaminas, como o aumento das chances de adquirir alguns cânceres. Em um estudo com mais de 30 mil homens publicado no ano passado, o consumo de vitamina E foi associado a maior risco de câncer de próstata.

A reposição de hormônios sexuais (estrogênio e testosterona) deve ser feita apenas nos casos indicados nas diretrizes das sociedades de especialidades médicas e nunca com o objetivo de retardar o envelhecimento, pois não existe comprovação de que eles teriam este tipo efeito.

A SBGG recomendou que médicos Geriatras prescrevessem hormônios tiroidianos e adrenais (corticóides) apenas nos casos de deficiências clínica e laboratorialmente comprovadas ou no caso deles serem necessários para o tratamento de doenças, como por exemplo, asma e reumatismos, pois não existem evidências de que a sua reposição, na ausência de deficiências, previna ou retarde o envelhecimento.

Uma das maiores preocupações dos especialistas é com o uso indiscriminado do hormônio do crescimento. Tudo começou no início da década de 90, quando pesquisadores de mostraram, em um estudo com 12 indivíduos idosos com deficiência desse hormônio, que a sua suplementação melhorava algumas alterações constitucionais do envelhecimento, reduzindo a gordura corporal e aumentando a massa muscular.

Estudos subsequentes confirmaram esses efeitos, porém demostraram que eles não se refletiam em melhora da força e desempenho musculares, da capacidade funcional e da qualidade de vida das pessoas. Além do fato de existirem fortes evidências de que a reposição do hormônio do crescimento aumente a incidência de cânceres, diabete, síndrome do túnel do carpo, problemas cardíacos, dores articulares e outros problemas de saúde.

As recomendações para a reposição do hormônio do crescimento são, portanto, muito restritas e

5 de jul. de 2012

4ª edição do Topblog 2012, participem votando!!


O Prêmio Top Blog Brasil 2012 abre inscrições para a 4ª edição com o tema Empreendedorismo Digital.

O Prêmio Top Blog é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante votação popular (júri popular) e acadêmica (júri acadêmico), os blogs brasileiros mais populares que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal e Profissional ) e suas respectivas categorias.

No ano passado, o Blog Fisioterapia Gerontológica ficou em 3ª lugar na categoria saúde, blog profissional e votado, segundo o juri popular.

Esta premiação foi muito importante não só para o blog, quanto para a ciência Gerontologia e Fisioterapia Gerontológica, pois as tornou mais conhecida, tanto na sociedade quanto na comunidade científica.

Agradeço a todos que participaram e conto com o voto de vocês neste ano.

Muito obrigada!!

Cristina Ribeiro (administradora do blog)

2 de jul. de 2012

O blog Fisioterapia Gerontológica deseja um ótimo semestre a todos!!!

Hoje, dia 02 de julho, inicia-se o segundo semestre de 2012.

Desejamos um ótimo semestre a todos, que ele seja produtivo e com muitas realizações.