28 de mai. de 2012

Projeto social realizado em Natal, ganhou destaque no Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia no Rio de Janeiro

Na semana passada, de 22 a 25 de maio, no Rio de Janeiro aconteceu o XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, congresso tradicional da área, o qual ocorre a cada 2 anos.

Dentre os projetos sociais apresentados, mereceu destaque um realizado em Natal, chamado “Transporte urbano e população idosa: construindo uma nova relação”, ele foi criado em junho de 2010 para promover a intervenção junto às empresas de transporte coletivo urbano do município de Natal/RN, afim de melhorar a atenção aos idosos.

Em fevereiro deste ano o Banco Santander renovou o apoio financeiro ao projeto por mais um ano, verba que contribuiu para a ampliação em várias áreas próximas à Natal.

O projeto visa informar, sensibilizar, educar, refletir, explicar, debater e conscientizar os seus trabalhadores (motoristas e cobradores) sobre os direitos da pessoa idosa como passageira, principalmente relacionados à reserva de assentos, prioridade no atendimento e garantia da gratuidade, bem como, prevenir a ocorrência de violência no trânsito praticado contra o idoso, tomando por base os artigos 39 ao 42 do Estatuto do Idoso.

O projeto é executado pela AMPERN, com a coordenação geral da associada Rebecca Monte Nunes (coordenadora do CAOP Inclusão), orientação jurídica da associada Iadya Gama Maio (30ª Promotoria de Natal e coordenadora das Promotorias de Minorias) e a colaboração do Presidente da AMPERN, Rinaldo Reis. A condução das atividades é da coordenadora executiva e idealizadora do projeto, Maria Luiza Teixeira, que recebeu o prêmio Direitos Humanos, como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Para mais informações acesse:

13 de mai. de 2012

Dicas sobre a recolocação profissional do fisioterapeuta no mercado de trabalho!!

Este vídeo foi produzido pelo CREFITO-3, com o objetivo de dar dicas sobre a recolocação profissional do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional no mercado de trabalho, veja a seguir!!

8 de mai. de 2012

Agradecimentos a Drª Sonia Gusman!!!

É com grande pesar que o CREFITO-3 comunica o falecimento de uma das pioneiras da Fisioterapia no Brasil, Dra. Sonia Gusman.

O Conselho rende homenagens à precursora do Sistema Coffito/Crefitos no Brasil e a uma das principais lideranças na Fisioterapia brasileira.

Com a inscrição nº 1 no CREFITO-3, Dra. Sonia Gusman tem uma participação histórica na regulamentação da Fisioterapia no Brasil. Começou a sua luta pela profissão ainda na faculdade, na década de 1960.

Foi uma das principais articuladoras da Lei nº 6.316/1975, que cria os Conselhos Federal e Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e a primeira presidente do Coffito.

Referência na área de Fisioterapia Neurofuncional, ela foi uma das fundadoras da Associação Brasileira de Fisioterapia em Neurologia para o Desenvolvimento e Divulgação dos Conceitos Neurofuncionais (Abradimene). Ela também foi coordenadora e instrutora do Conceito Bobath no Brasil e representante brasileira na World Confederation for Physical Therapy (WCPT).

Dra. Sonia faleceu ontem, dia (7-maio) no perído da manhã, em sua residência.

Obrigada Sônia, por toda dedicação e empenho que você teve pela Fisioterapia, graças a seu trabalho, esta profissão tão gratificante conseguiu ser reconhecida nacionalmente.

O meu muito obrigada!!

Veja a seguir uma entrevista com a Drª Sônia.

6 de mai. de 2012

Reportagem do Globo Repórter-dia 04-05-2012- Benefícios da atividade física para os idosos!!

Nesta última sexta-feira, dia 04 de maio de 2012, o Globo Repórter fez uma reportagem sobre os benefícios da atividade física, entre os assuntos apresentados, mostrou como a prática dos exercícios pode ajudar os idosos.

Confira a reportagem!!!