30 de out. de 2011

USP vai estudar genes de idosos saudáveis

O Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP) quer descobrir qual é o segredo das pessoas que chegam aos 80 anos sem problemas físicos ou cognitivos. O grupo, coordenado pela geneticista Mayana Zatz, pretende reunir dados genéticos, fisiológicos e sociais de mais de mil pessoas nessa faixa etária.

A Drª Mayana falou sobre o projeto durante sua apresentação na Fapesp Week, um evento de três dias que terminou ontem, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em Washington (EUA). O objetivo do encontro foi divulgar no exterior a ciência produzida no Estado.

"O objetivo do projeto é entender melhor o que controla a longevidade na nossa população", afirma ª Mayana, que realiza o estudo - batizado de 80+ - ao lado da Faculdade de Saúde Pública da USP e do Instituto de Pesquisas do Hospital Albert Einstein. Todos os voluntários - indivíduos saudáveis com mais de 80 anos - têm o seu DNA coletado para estudo do genoma e passam por uma entrevista onde informam dados demográficos. Depois são submetidos a uma ressonância magnética no Hospital Albert Einstein. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

29 de out. de 2011

Células-tronco do leite materno poderão ser usadas no tratamento da Doença de Parkinson e diabetes

Pesquisadores australianos descobriram a capacidade das células-tronco do leite humano de se transformarem em células de várias partes do corpo


Também chamadas de células-mãe, as células-tronco, podem se transformar em qualquer um dos tipos de células do corpo humano e dar origens a outros tecidos, como ossos, nervos, músculos e sangue. Dada essa versatilidade, vêm sendo testadas na regeneração de tecidos e órgãos de pessoas doentes.Desde 2008 sabe-se que o leite materno contém células-tronco e esta descoberta dará início a pesquisas para entender seu papel na saúde dos bebês.

Agora, uma nova descoberta foi feita pelo Grupo de Pesquisa sobre Lactação Humana da Universidade de Western Australia (UWA): o leite materno contém células-tronco capazes de se transformar não apenas em células da mama, mas também em células de outras partes do corpo, como do fígado, ossos, cartilagens, pâncreas e cérebro.

A pesquisa pode, no futuro, ajudar pacientes de doenças como o Parkinson e a diabetes, por meio de tratamentos baseados em células-tronco. "Se conseguirmos entender as propriedades e o papel dessas células nas mamas e nas crianças que são alimentadas com leite materno, poderemos usá-las como modelos para na pesquisa do câncer de mama e em tratamentos inovadores com células-tronco", disse a doutora e professora da UWA Foteini Hassiotou.

Um dos benefícios de obter células-tronco por meio do leite materno, segundo Hassiotou, é que ele pode ser coletado por métodos não-invasivos, diferentemente da maioria dos métodos atuais. "O próximo passo da pesquisa será implantar células-tronco do leite materno humano em animais para examinar seu potencial", afirmou Hassiotou. De acordo com os pesquisadores, são realizados mais de 1.000 transplantes de células-tronco na Austrália todo ano, e 60.000 em todo o mundo.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/celulas-tronco-do-leite-materno-poderao-ser-usadas-no-tratamento-do-parkinson-e-diabetes

26 de out. de 2011

Palestra sobre Fisioterapia Gerontológica-amanhã-dia 27 de outubro em Foz do Iguaçu

Nesta semana ocorrerá uma palestra sobre Fisioterapia Gerontológica na IX Jornada de Fisioterapia da Uniamérica, aqui em Foz do Iguaçu, confira a programação.



23 de out. de 2011

Blog Fisiogerontológica é finalista do 2º turno do Prêmio Top Blog 2011: vote você também!!!

O Blog Fisioterapia Gerontológica está participante do Prêmio Top Blog 2011 e esta semana foi eleito entre os 100 melhores blogs.

Até o dia 29 de outubro, no próximo sábado, é o período de votação para escolher os 30 finalistas!!!

Então, participe você também, basta votar no ícone ao lado e mesmo para aqueles que já votaram, esta é uma nova fase, em que os pontos foram zerados.

Conto com a sua participação!!!

Obrigada!!

Cristina Ribeiro


13 de out. de 2011

Parabéns aos Terapeutas Ocupacionais!!!

O Blog Fisioterapia Gerontológica parabeniza os nossos colegas terapeutas ocupacionais, nossos parceiros na reabilitação, profissionais imprescindíveis no cotidiano dos nossos pacientes.

E para aqueles que têm alguma dúvida sobre a profissão, selecionei dois vídeos, bem interessantes, para ilustrar um pouco sobre a terapia ocupacional.

Um forte abraço a todos os TOs, especialmente ao meu irmão Tiago e as minhas amigas Dionéia Gonçalves, Eliane Golfiere e Sabrina Marcondes.


Ft. Cristina Ribeiro



CREFITO-3-Estado de São Paulo- homenageia os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais!!

13 de outubro-Homenagens ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional!!

O Blog Fisioterapia Gerontológica parabeniza os fisioterapeutas e terapias ocupacionais!!!

É com muita felicidade que comemoramos este dia tão importante para nossa profissão, afinal por meio dela conseguimos melhorar a vida de muitas pessoas.

Recebi esta mensagem de um amigo e gostaria de compartilhar com vocês:
"Que suas mãos sejam abençoadas, que seu toque seja divino, curativo e científico!!
 Feliz Dia do Fisioterapeuta e nunca se esqueça: somos responsáveis por devolver nossos pacientes para vida"

Um ótimo dia a todos!!

Ft. Cristina Ribeiro

Abaixo uma homenagem do CREFITO-2 (Regional do Rio de Janeiro e Espírito Santo) e do CREFITO-8 (Paraná).



12 de out. de 2011

Comemoração do CREFITO-SP pelo Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional


Amanhã, dia 13 de outubro comemora-se o dia da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. E o Crefito-SP, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, decidiu beneficiar a população e escolheu um sábado para homenagear as duas profissões: 15 de outubro.

Assim, no próximo dia 15 de outubro, o dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional será comemorado entre profissionais, instituições de saúde, faculdades e universidades.

As profissões celebram a data, mas quem ganha é a população. Além do show da dupla de médicos Herico Neto & Daniel, profissionais de diversas especialidades da fisioterapia e da terapia ocupacional prestarão atendimento à comunidade através de avaliações, orientações de saúde e prevenção de doenças.

O objetivo do CrefitoSP é reunir Governo, sociedade civil, universidades e empresas do segmento para difundir informações e promover a conscientização da sociedade quanto à importância dos serviços prestados pelos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Trata-se de um evento sem fins lucrativos e de grande importância social.

PROGRAMAÇÃO
  • Especialidades e áreas da Fisioterapia e Terapia Ocupacional presentes:
  • Fisioterapia do Trabalho - Ergonomia (UNICEP)
  • Pilates (D&D Pilates)
  • Quiropraxia (Instituto Physium)
  • Osteopatia (IDOT)
  • Saúde da Mulher (UNICID)
  • Gerontologia / Reumatologia (UNISA)
  • Fisioterapia Cardiorrespiratória (UNIP)
  • Neuro-funcional adulto/infantil (Pró-Corpore)
  • Dermato-Funcional (FIG)
  • Fisioterapia Esportiva (USCS)
  • Acupuntura
  • Traumato-Ortopédica (UNIFIEL)
  • Oncológico (Hospital Amaral de Carvalho)
  • Avaliação e estimulação de Memória (FMABC)
  • Vivência Sensorial (FMABC)
Mais informações: http://www.crefitosp.gov.br/ns/index.html

6 de out. de 2011

Vovó Olga, atleta de 92 anos no Programa Esporte Espetacular-dia 02/10/11

Neste último domingo, no programa Esporte Espetacular da Rede Globo, foi exibida uma reportagem chamada Super Humanos. É uma série que mostra alguns exemplos de pessoas, que superam as condições da maioria dos seres humanos, por isto serem chamados de "Super Humanos".

Neste último domingo, dia 02 de outubro, foi a vez da Vovó Olga, uma "jovem" de 92 anos, que vem surpreendendo os cientistas. A reportagem está muito bem feita e mostra alguns avanços da pesquisa nesta área do envelhecimento.

Vale a pena dar uma olhadinha!!!

1 de out. de 2011

Hoje- 01 de outubro é Dia do Idoso-entrevista sobre Envelhecimento Saudável

Hoje, 01 de outubro, é o Dia do Idoso!!

Em comemoração a este dia tão especial, segue uma entrevista sobre o Envelhecimento Saudável, algumas medidas práticas para envelhecer com saúde!!!

Boa exibição!!!