28 de set. de 2011

Dicas de filmes e livros sobre gerontologia

Informações de filmes e livros sobre gerontologia, vale a pena dar uma olhadinha no link, abaixo:

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1122588&ch=

23 de set. de 2011

Você sabe o que é a Doença de Alzheimer?

Segue abaixo um vídeo bem interessante, explicando sobre a Doença de Alzheimer.

Boa exibição!!



Fonte:http://www.minhavida.com.br/

22 de set. de 2011

Dia 24 de setembro ocorrerá a V Jornada da ABRAZ-Sub-Regional Itajubá-MG

Dia 24 de setembro, neste sábado ocorrerá a V Jornada da ABRAZ-Sub-Regional Itajubá-MG, cujo tema da jornada é "Os Idosos e as Demências: Cuidado Integrado"

Abaixo, segue a programação.

Informações do evento: Clinivida (Administrativo) Rua: Miguel Viana - 121 Bairro: Morro Chic Itajubá MG 37500-080 Tel (35) 3623-5959

21 de set. de 2011

21 de setembro-Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Hoje, 21 de setembro, é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

A ABRAZ-Associação Brasileira de Alzheimer está organizando em todo território nacional, vários eventos para comemorar este dia, com o objetivo de esclarecer cada vez mais as pessoas sobre como se prevenir da doença, sobre os cuidados, apoio aos cuidadores, entre outros assuntos fundamentais para proporcionar maior qualidade de vida aos pacientes e seus familiares.

Para obter maiores informações acesse o site da ABRAZ: http://www.abraz.com.br/


17 de set. de 2011

Refletindo sobre-A imensidão do micro e do macrocosmos

Assisti uma palestra neste sábado, dia 17 de setembro, em um curso da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) aqui do PR, em que o professor nos mostrou este vídeo e achei legal compartilhar com vocês, pois ele nos faz refletir sobre a origem do universo, entre outros aspectos...

Boa exibição!!


13 de set. de 2011

O que a profissão- cuidador de idosos- tem a ver comigo?

A questão, em essência, não é o cuidador de idosos, mas se, quando e em quais condições a profissão cuidador de idosos fará parte de nossas vidas...
 
Fonte: 09/09/2011 - por OLHE - Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento na categoria 'Cuidados'
 
A profissão de cuidador de idosos continua em alta, mas pouquíssima gente sabe sobre os projetos de lei que estão tramitando por aí sobre a regulação desse trabalho e o que cada um implica tanto para a família e instituição que contrata esse profissional, quanto para o profissional que é contratado.

Por isso, o OLHE – Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento, quer despertar a opinião pública para o problema que se hoje ainda não afeta a vida de todos nós, com certeza amanhã comprometerá.

Para isso precisamos nos informar sobre o que vem a ser cada projeto, afinal, o cuidador ou cuidadora de idosos já é uma pessoa ou profissional bem conhecida das nossas famílias e da sociedade moderna. Trata-se de uma função - o mercado de trabalho está ofertando vagas para esses profissionais - que está sendo cada vez mais requisitada pelas pessoas idosas e pelas famílias brasileiras. Uma função que afeta intimamente nossas vidas, obrigando cada um de nós a um engajamento, em algum nível, na discussão dos valores envolvidos em cada um deles.

A função

8 de set. de 2011

Dissertação de mestrado sobre Fisioterapia Gerontológica-disponível on-line

No mês de maio deste ano ocorreu a defesa da minha dissertação de mestrado, cujo título foi-

Fisioterapia Gerontológica: uma nova perspectiva de atuação da fisioterapia no idoso.

Veja o resumo da dissertação abaixo:

O envelhecimento e a longevidade são fenômenos com importantes repercussões nos vários âmbitos da vida pessoal e social. Implicam, por sua vez, na formação de profissionais qualificados para atender o idoso, a exemplo do fisioterapeuta.

Na fisioterapia encontramos duas linhas de atuação junto á população idosa: a primeira é a “fisioterapia geriátrica”, que tem como foco o tratamento e a prevenção das doenças próprias do envelhecimento e da velhice; a segunda é a “fisioterapia gerontológica” cuja abordagem, por estar pautada na gerontologia envolve, além do tratamento das doenças do envelhecimento e do modo de preveni-las, a utilização de uma abordagem em que o idoso é visto de forma integral, considerando seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

Trata-se de uma diferenciação necessária e complexa; diferenciação que contribuiu para a delimitação dos objetivos centrais desta dissertação, ou seja, identificar o lugar da Fisioterapia Gerontológica na Fisioterapia e identificar as características dos atendimentos da Fisioterapia Gerontológica.

A opção metodológica adotada foi à abordagem qualitativa de perfil exploratório-descritivo; no que tange ao procedimento de coleta de dados, a opção recaiu sobre o “estudo de caso” e a “observação participante”, ambos de corte longitudinal e na perspectiva da fisioterapia gerontológica, envolveu 22 atendimentos em uma paciente do sexo feminino, de 94 anos, viúva, mãe de 4 filhos, dona de casa,  com diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) e dor em joelhos (artrose). Apesar de pontuais, os resultados obtidos foram significativos envolvendo, entre outros aspectos, o que poderíamos “batizar” de “renascimento do sujeito”. Assim, a paciente tornou-se “senhora dos seus desejos”, se re-apropriando da condição de ser “desejante”; condição tantas vezes negada aos idosos, mas que independe da idade cronológica.

A investigação demonstrou que quando o fisioterapeuta se pauta pelos princípios da fisioterapia gerontológica, os resultados são muito satisfatórios, tanto nos aspectos físicos, como nos âmbitos social, psicológico e existencial.

Todo o conteúdo da dissertação está disponível no site da PUC-SP, no link da biblioteca, pelo site:

2 de set. de 2011

Entrevista na Foz TV sobre-Atividade física e velhice saudável

A atividade física é fundamental para uma velhice saudável, portanto é sempre bom divulgar informações a respeito. Para isto, segue abaixo mais uma entrevista realizada na Foz TV, no Programa Foz Mulher, como já foi mencionado em postagens anteriores.

Veja a seguir.