23 de jun. de 2011

Telômeros podem realmente prever a sua longevidade?

O lançamento feito pela companhia Life Length em Madrid de um kit que permitiria prever qual é a sua expectativa de vida a partir do tamanho dos seus telômeros causou um grande impacto internacional.

Qual é realmente o valor preditivo dos telômeros na estimativa da nossa expectativa de vida?

Para responder a essas perguntas a revista Nature entrevistou a maior expert no assunto: a doutora Elizabeth Blackburn, que ganhou o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, em 2009, justamente por suas pesquisas em telômeros.

Ela também é consultora de uma companhia – Telome Health - que estuda os telômeros e seus impactos na nossa saúde.

O que são os telômeros?

Os telômeros são as pontas dos nossos cromossomos, como verdadeiros protetores contra danos externos. Eles funcionam mais ou menos como aquele plástico nas pontas de um cadarço de sapato, que não deixam que o cadarço se desfie, estrague e perca a sua função. Entretanto, da mesma forma como aquele plástico acaba se estragando com o passar do tempo e você não consegue mais passar o cadarço pelos buracos do sapato ou do tênis, o telômero também se desgasta e se encurta com as divisões da célula, impedindo que ela continue a se dividir.
As células-tronco, para evitar esse desgaste, contêm uma enzima especial chamada telomerase, que repara os telômeros e preserva o seu comprimento, permitindo assim que essas células tão importantes continuem a se multiplicar e manter, por exemplo, as células do sangue constantemente durante toda a nossa vida, como os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Mas, o que pensa a cientista Elizabeth Blackburn sobre o anúncio dos kits da Life Length para medir telômeros?

Nature: O telômero pode realmente predizer quanto tempo você vai viver?

13 de jun. de 2011

Cientistas prevêem tratamento eficaz para a Doença de Alzheimer

Em cerca de cinco anos, deve ser criado um tratamento eficaz para o Alzheimer – o procedimento será capaz de devolver as faculdades mentais aos pacientes.

A previsão foi feita por cientistas que participam da Conferência Internacional sobre Novas Descobertas do Cérebro, no Panamá. A doença neurológica, que atinge um terço das pessoas acima de 85 anos no mundo, leva à perda progressiva da memória e ainda não tem cura.

Para o cientista japonês Kiminobu Sugaya, existem hoje estudos muito avançados sobre a doença. "Eles demonstram que, ao aumentar o número de células no cérebro de um paciente, a doença pode ser detida", diz o professor de neurociência da Universidade Central da Flórida, nos Estados Unidos. Esse acréscimo é feito com células-tronco, retiradas da etapa pré-natal de uma pessoa, e que seriam transplantadas ao paciente em caso de Alzheimer. "A ideia é que as células-tronco se transformem em neurônios saudáveis, que substituam os doentes", diz Sugaya, que testou com sucesso a técnica em ratos.

Novo remédio avança no combate ao Alzheimer

Segundo Daniel Chain, presidente da empresa Intellect Neurosciences Inc., o desafio agora é a criação de novos medicamentos que detenham a doença e impeçam o acúmulo da toxina beta-amiloide. A beta-amiloide é uma proteína que se acumula no cérebro dos doentes de Alzheimer, criando uma espécie de emaranhado que dificulta a comunicação entre as células. "Acredito que dentro de cinco anos haverá remédios no mercado para reverter o Alzheimer", disse Chain.

O especialista afirma ainda que nenhum dos fármacos disponíveis hoje são eficazes contra a doença. "Os medicamentos são administrados ao paciente para melhorar sua vida diária, mas não fazem nada para retardar o avanço da doença", diz a cientista panamenha Gabrielle Britton. Para ela, o maior desafio é poder identificar um biomarcador (uma proteína ou um gene) que permita prever se a doença irá se desenvolver. Isso porque os especialistas asseguram que o Alzheimer tem um componente genético em 10% dos casos.

De acordo com Britton, 50% das pessoas com 85 anos sofrem de algum tipo de demência – a mais comum entre elas é o Alzheimer. A doença deve seu nome ao psiquiatra e neurologista alemão Alois Alzheimer (1984-1915), que no começo do século XX identificou seus sintomas e a degeneração que causa no cérebro.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cientistas-preveem-tratamento-eficaz-para-o-alzheimer-em-cinco-anos

11 de jun. de 2011

Prêmio Top Blog-participe você também!!!

Em comemoração ao 1 ano do Blog Fisioterapia Gerontológica, estamos participando do Top Blog Prêmio-2011.

O Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam um conteúdo interesante e enriquecedor.

A maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo) e categorias.

Participe você também, basta votar no ícone ao lado!!

8 de jun. de 2011

Sempre é tempo para adquirir hábitos saudáveis

Pessoas mais velhas mostram atividades que prolongam a vida.

Como vimos na última postagem, aos 114 anos, Dona Quita, como é chamada, mantém o bom humor, admite que toma uma taça de vinho de vez em quando e não dispensa uma boa feijoada.

Em um país onde a expectativa de vida é de 73 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dona Quita é um exemplo para muitos que desejam a longevidade. E mesmo aqueles que já estão na terceira idade têm a chance de adotar novos hábitos para prolongar a vida, com qualidade.

A geriatra Ana Cristina Faria, diretora científica da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia em Minas Gerais, diz que “cada um envelhece da maneira que vive”. No entanto, até quem já está com 80 anos pode observar benefícios se mudar o estilo de vida.

Como o envelhecimento é construído ao longo dos anos, quanto mais cedo começarem as mudanças, melhor o resultado. Segundo a médica, a alimentação saudável é um importante aliado. Os idosos também precisam estar atentos à hidratação e devem manter os exames em dia para prevenir novas doenças.

Zenilda Soares Guimarães, de 66 anos, esperou muito tempo para cuidar da saúde. Somente aos 55 anos começou a fazer exercícios, incentivada por uma tia. Desde então, ela frequenta atividades organizadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) para grupos de terceira idade.Atualmente, nem mesmo a distância entre a casa dela, em Contagem, e o Centro de Belo Horizonte, onde faz ioga e ginástica quatro vezes por semana, a impede de ir às aulas.

Zenilda diz que os exercícios a ajudam a envelhecer com saúde.

– Ninguém diz que eu tenho a minha idade. Quando entro no ônibus, as pessoas nem acreditam que eu não preciso mais pagar passagem. Além dessas atividades físicas, Zenilda tenta se alimentar corretamente, manter o peso e ainda vai ao baile para dançar forró.

– Eu quero é curtir a minha vida. Pretendo chegar aos 80 ou 90 anos bem.E tudo indica que ela vai conseguir. Até hoje, Zenilda não precisa tomar nenhum medicamento.

Assim como Zenilda, a aposentada Maria Aparecida da Silva mantém a saúde e a independência aos 83 anos. Mesmo com limitações físicas, ela faz ioga, atividades domésticas, frequenta bailes e faz artesanato. Tudo isso para manter a saúde do corpo e da mente.

Meu médico fala que com o astral que eu tenho não vou morrer tão cedo. Já fiz a operação de ponte de safena, mas nunca senti nenhuma dor no coração. O cardápio de dona Maria surpreende. Além de uma feijoada e um churrasco, ela admite gostar de uma cervejinha e confessa tomar algumas doses escondido da filha. Quando está triste, procura algo para fazer até o sentimento ir embora.

– Quero chegar aos cem anos, e com saúde. Se não for assim, não me interessa.

Exercícios para a saúde mental

6 de jun. de 2011

Brasileira de 114 anos é a idosa mais velha do mundo!!

Há alguns dias, foi divulgado na mídia que a mulher mais velha do mundo é brasileira.

Maria Gomes valentim, a vó Quita, foi reconhecida pelo Guinness, o livro dos recordes, como a mulher mais velha do mundo. O nascimento de Maria, de acordo com documentos apresentados à reportagem do UOL Notícias, foi registrado no dia 9 de julho de 1896, portanto ela tem 114 anos.

O título de mulher mais velha do mundo foi conquistado após Dona Quita, superar Besse Cooper, americana da Geórgia, que tem 48 dias de vida a menos que ela.

Craig Glenday, editor-chefe do Guinness, disse que Maria representa uma façanha sem precedentes para o Brasil. "Receber um título de uma mulher nascida durante o reinado na rainha Vitória -- antes do surgimento da Ford Motors e antes de George e Ira Gershwin nascerem -- é marcante, mas por aquela mulher ser brasileira isso se torna mais especial. Nunca uma reivindicação por longevidade tinha vindo do Brasil -- até agora", disse Glenday.

2 de jun. de 2011

Blog Fisioterapia Gerontológica comemora 1 ano!!!

No mês de abril, o Blog Fisioterapia Gerontológica completou 1 ano!!!

Agradeço a atenção, o apoio e colaboração de todos que participaram direta ou indiretamente, por meio de comentários, sugestões e divulgação do blog.

Neste 2º ano teremos novas entrevistas, matérias, parcerias interessantes, entre outras novidades.

E gostaria de me colocar a disposição para responder perguntas e dúvidas sobre a área do envelhecimento, velhice, fisioterapia gerontológica e assuntos relacionados.

Um abraço

Cristina Ribeiro