29 de abr. de 2011

Fisio.TV-O 1º Canal do Fisioterapeuta

FISIO.TV é uma iniciativa do Movimento Fisioterapeuta Empreendedor, resultado da parceria entre a PBS (Physiotherapy Business School) e a ESSENZ (agência especializada em comunicação e branding na área da saúde), com apoio da ABRADEFI (Associação Brasileira de Administração e Empreendedorismo em Fisioterapia).

Um projeto inovador que visa ser o principal canal de comunicação e informação direcionado totalmente para o mercado da fisioterapia.

Vale acessar as informações: http://www.fisiotv.com.br/

22 de abr. de 2011

Conceito Bobath-livro disponível on line

O conceito de Bobath é uma abordagem ao tratamento do paciente neurológico que vem sendo desenvolvida no Reino Unido desde a década de 50 do séc. XX e hoje aplicada em todo mundo.Como conceito, não se trata de uma técnica de intervenção, e sim uma forma de ver a reabilitação neurológica e de conduzir o raciocínio clínico, tendo como base a plasticidade cerebral, integração sensitiva, aprendizagem motora e implicações específicas de diferentes lesões cerebrais.

Acompanhando sempre as descobertas científicas que têm permitido decodificar melhor o funcionamento do cérebro humano no controlo do movimento e contando com anos de prática clínica sistematizada, o conceito tem adaptado a sua abordagem e ferramentas de forma a conseguir, a partir de estímulos externos específicos, estimular e condicionar a aprendizagem motora de forma a readquirir e otimizar a função do paciente neurológico. Ou seja, o fisioterapeuta com formação em Bobath pode facilitar a integração sensorial e a realização da atividade com uma correta coordenação inter-muscular. O objetivo, é permitir a reaquisição do máximo de funcionalidade de cada paciente, de uma forma sustentável, não apoiando a aquisição de compensações que possam ser evitáveis, e que a longo prazo se tornam fonte de novos problemas.


Existem várias referências bibliográficas sobre o Conceito Bobath, inclusive um livro em inglês, que pode ser adquirido pela internet, basta acessar o link: http://www.4shared.com/document/sAZCnaI_/e-Book_INGLS_Bobath_Concept_-_.htm

Fontes para elaboração desta postagem:
http://fisineurofuncional.blogspot.com/
http://www.reallybigsquid.com/conceito-de-bobath/;

13 de abr. de 2011

Novo Envelhecimento-Drº Alexandre Kalache

O envelhecimento e a urbanização são tendências demográficas importantes no século 21.

A população urbana, que já corresponde à metade da humanidade, dobrará até 2050, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Por outro lado, se hoje existem cerca de 600 milhões de pessoas com mais de 60 anos, em 2050 a população nessa faixa etária será de quase 2 bilhões.

A consequência disso é que a sociedade precisará repensar o lugar dos idosos nas cidades e implantar uma nova cultura do envelhecimento. Essa é uma das principais conclusões dos especialistas que participaram, no dia 29 de março, em São Paulo, da mesa-redonda “Aspectos urbanos e habitacionais em uma sociedade que envelhece”.

O evento integrou a programação do ciclo “Idosos no Brasil: Estado da Arte e Desafios”, promovido pelo Institutos de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), pelo Grupo Mais-Hospital Premier e pela Oboré Projetos Especiais de Comunicação e Artes.

Coordenada por David Braga Jr., do Grupo Modelo de Atenção Integral à Saúde (Mais), a mesa-redonda – a terceira do ciclo – teve a participação de Alexandre Kalache, da Academia de Medicina de Nova York (Estados Unidos), e de Guita Grin Debert, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Este evento foi divulgado em uma postagem anterior, aqui no blog-Fisioterapia Gerontológica.

De acordo com Dr. Kalache, o qual dirigiu por 13 anos o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), os dados da ONU mostram que a população mundial crescerá cerca de 50% (para 9 bilhões) até 2050. No mesmo período, a população acima de 60 anos terá aumentado 350%, sendo que a maior parte desse aumento ocorrerá nos países em desenvolvimento, cada vez mais urbanizados.

Essa perspectiva de futuro, segundo ele, deverá ser compreendida pela sociedade, que precisará desenvolver com urgência uma “cultura do envelhecimento” – o que inclui mudanças nas cidades e no comportamento ao longo da vida.

“É importante destacar que 2050 não é uma data distante. Os idosos de quem estamos falando são as pessoas que hoje já são adultas, que podem ter 20 ou 40 anos. Por isso, é fundamental personalizar a mensagem”, disse à Agência FAPESP.

Com os avanços da medicina e da própria sociedade urbana, a parcela da vida que um indivíduo passa na condição de idoso será cada vez maior, apontou o especialista. Com essa tendência, já ocorre uma mudança de paradigmas em relação ao que significa envelhecer. “A ideia da vovó fazendo tricô e do vovô de pijama, lendo jornal, é um estereótipo do envelhecimento que não nos serve mais”, disse.

Segundo Kalache,

7 de abr. de 2011

XXI Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia ocorre nos dias 09 e 10 de abril


Neste próximo final de semana em Curitiba-PR, nos dias 09 e 10 de abril ocorrerá a XXI JORNADA PARANAENSE DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA organizada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-SBGG, regional do Paraná.

O evento está com uma programação muito interessante, que pode ser vista pelo site-http://www.sbggpr.org.br/jornada2011/index.html.

A temática deste ano será  "Para envelhecer é necessário chegar aos 60" e para os associados à SBGG a inscrição é gratuita.

Vale a pena conferir!!!

6 de abr. de 2011

07 de abril-Dia Mundial da Saúde

A Associação Comercial de São Paulo, com a participação do Crefito-SP e outras entidades, promove a Feira da Saúde em comemoração ao Dia Mundial da Saúde.

O evento irá acontecer no dia 7 de abril, amanhã, quinta-feira e a estrutura será montada no Pátio do Colégio. Este ano a feira irá abrigar workshop, seminários práticos, atrações culturais e musicais. O evento procura prestar atendimento a população e debater meios de melhorar a saúde das pessoas.

O dia 7 de abril foi escolhido para representar o Dia Mundial da Saúde por ser a data de fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e passou a ser celebrada em 1950, ou seja, dois anos após a primeira reunião da Organização.

A temática deste ano trata da resistência antimicrobiana e sua disseminação no mundo. Mais especificamente o tema mostra a preocupação da Organização com o número cada vez maior de germes que são resistentes aos medicamentos.

O Crefito-SP convida a todos a comparecem no Pátio do Colégio (ao lado da praça da Sé), amanhã, dia 07 de abril, a partir das 7h.

Quem estiver em São Paulo, vale a pena participar!!!