28 de fev. de 2011

Musculação pode causar dores na região lombar

Estudos mostram que a maioria das pessoas que pratica musculação, sofre de problemas na região lombar, e isto independente da idade.


Cuidar do corpo está em evidência e é cada vez maior o número pessoas nas academias. Termos como abdominal, flexão e legpress fazem parte do vocabulário dos freqüentadores das academias de ginástica.


Mas você sabia que praticar musculação sem o acompanhamento de professores e fisioterapeutas especializados pode trazer graves riscos à saúde?


Um estudo da Universidade de Caxias do Sul, realizado em 2007, aponta que 61 % das mulheres praticantes de musculação apresentam hiperlordose e que cerca de 70% dos homens sofrem de algum tipo de alteração da curvatura fisiológica considerada normal na região lombar.


Acesse a matéria na íntegra (pág. 24) : http://www.crefito.com.br/imp/revista/revista4_ano7.html
 
Clique e veja quais são os exercícios recomendados, o vídeo é bem interessante: http://www.crefito.com.br/imp/revista/fisionaacademia.html
Fonte: CREFITO-3

23 de fev. de 2011

ONU quer mais investimentos para a terceira idade

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o governo da Finlândia promoveram, em Nova York, um debate sobre as necessidades dos idosos.

A reunião ocorreu de forma paralela ao encontro da Comissão Econômica e Social das Nações Unidas, que terminou na última sexta-feira (dia 18-fev).

Especialistas em envelhecimento pediram mais empenho aos governos e a comunidade internacional em relação aos cuidados de pessoas com 60 anos ou mais.

Nos anos 1980, o mundo tinha 378 milhões de pessoas nessa faixa etária. Hoje, a terceira idade representa 759 milhões. Pelas estimativas da ONU, em 2050 serão 2 bilhões.

Em entrevista à Rádio ONU, de Minas Gerais, o especialista em geriatria e gerontologia Márcio Borges, contou que o fenômeno do envelhecimento no Brasil ainda é recente, mas firme:

“O Brasil começou a envelhecer, realmente, nos últimos 30 anos. Em 1990, nós tinhamos em torno de 7 milhões de pessoas idosas no Brasil. Ano passado, nós tivemos a notícia, segundo o IBGE, de que já estamos com 21 milhões de pessoas idosas, ou seja, quase 11% da população brasileira. Um envelhecimento rápido de um país em desenvolvimento com características todas especiais em relação ao empobrecimento dessa população, em relação à falta de serviços e de uma cultura que realmente dê valorização à pessoa idosa”, disse.

Apesar da população mais velha crescer em todas as partes do mundo, é nos países em desenvolvimento que o fenômeno ocorre com mais frequência.

Fonte: Pedro Nakano, da Rádio ONU em Nova York - Apresentação: Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

18 de fev. de 2011

Envelhecimento da Pele-orientações fisiogerontológicas

Todas as quintas-feiras participo de um quadro chamado "Qualidade de Vida na Terceira Idade" na Foz TV, no Programa Foz Mulher (http://www.foztv.com.br/), canal 7 da TV A, aqui de Foz do Iguaçu.

E no final do ano passado (2010) em uma das entrevistas, falei sobre o Envelhecimento da Pele, os cuidados nesta época do verão, dei algumas orientações e comentei sobre os benefícios do sol.

Agradeço a Jânia, apresentadora do programa e estou muito feliz, pois esta parceria tem dado resultados muito positivos para os telespectadores.

Vamos conferir o vídeo?

15 de fev. de 2011

Gerontopédia-a Enciclopédia da Gerontologia

Muito interessante este projeto chamado de Gerontopédia, a primeira enciclopédia de geriatria e gerontologia online e gratuita.


A Gerontopédia é um projeto do Age e da UnATI/UERJ e conta com a colaboração de profissionais das mais variadas áreas relacionadas à geriatria e à gerontologia.

No site é possível encontrar definições sobre questões que afetam a qualidade de vida e o dia-a-dia dos idosos, bem como os fatores que influenciam no envelhecimento humano.

É um trabalho muito bem feito, para saber mais, acessem: http://www.agemais.com.br/wiki/index.php?title=Gerontop%C3%A9dia

7 de fev. de 2011

30% dos idosos fazem a auto-medicação

Estudo feito pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto com mil idosos revelou que 30,9% deles tomam remédios por conta própria sem a orientação de um profissional de saúde. Ao fazer isso, os idosos correm mais risco de sofrer efeitos colaterais, problemas de saúde e prejudicar a ação dos outros medicamentos.

O tipo de remédio que o idoso mais consome por conta própria é o anti-inflamatório, segundo o farmacêutico André de Oliveira Baldani, autor da pesquisa. Eles se medicam mais por causa de dores, principalmente nos ossos ou nos músculos. Por isso, tomam muitos anti-inflamatórios e analgésicos. O maior perigo dos anti-inflamatórios, segundo Baldani, são as interações medicamentosas, pois esses remédios aumentam a pressão arterial e podem causar úlcera gastrointestinal e problemas renais, o que aumentam as chances de o paciente necessitar de uma internação.

De acordo com a médica geriatra, Silvia Pereira, presidente da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), o anti-inflamatório é a droga mais perigosa para os idosos e pode levar a outro problema: a chamada “cascata da prescrição”. Segundo a geriatra, "o idoso toma um remédio para dor e então sente náusea, aí ele toma um para náusea, mas sente o fígado. Daí ele tomo outro remédio. E por aí vai".

Para diminuir essa quantidade de remédios, a Drª Silvia afirma

2 de fev. de 2011

Profissionais devem notificar violência doméstica contra a pessoa idosa

Os profissionais de saúde estão obrigados a notificar as Secretarias Municipais ou Estaduais de Saúde sobre qualquer caso de violência doméstica ou sexual que atenderem ou identificarem.

A obrigatoriedade está na Portaria nº 104, do Ministério da Saúde, a qual foi publicada na quarta-feira (26/1/2011), no Diário Oficial da União.

Atualizada pela última vez em setembro de 2010, a Lista de Notificação Compulsória (LNC) é composta por doenças, agravos e eventos selecionados de acordo com critérios de magnitude, potencial de disseminação, transcendência, vulnerabilidade, disponibilidade de medidas de controle e compromissos internacionais com programas de erradicação, entre outros fatores.

Com a inclusão dos casos de violência doméstica, sexual e outras formas de violência contra a pessoa idosa, a relação passa a contar com 45 itens. Embora não trate especificamente da violência contra as mulheres, o texto automaticamente remete a casos de estupro e agressão física, dos quais elas são as maiores vítimas.

A Lei 10.778, de 2003, no entanto, já estabelecia a obrigatoriedade de notificação de casos de violência contra mulheres atendidas em serviços de saúde públicos ou privados.

A Portaria nº 104 também torna obrigatória a notificação, em 24 horas, de todos os casos graves de dengue e das mortes por causa da doença às secretarias municipais e estaduais de Saúde. Também devem ser comunicados todos os casos de dengue tipo 4. As secretarias, por sua vez, devem notificar as ocorrências ao Ministério da Saúde.

Fonte: Agência Brasil-

Colaborou:José Pinheiro - jopinheiro@uol.com.br

CÂMARA TÉCNICA DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA, do CONSELHO ESTADUAL DA SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO (ces@saude.sp.gov.br) .

COMISSÃO DA PESSOA IDOSA, da 21ª Subseção da OAB/BAURU-SP – bauru@oabsp.org.br