30 de out. de 2010

Caminhada pode prevenir demências na velhice

Caminhar 15km por semana ajuda a prevenir demências na velhice

Dar um passo atrás do outro, com regularidade, sem pressa, é uma das melhores formas de manter o cérebro saudável na velhice, com sua plena capacidade cognitiva. Um estudo da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicado na "Neurology", a revista on-line da Academia Americana de Neurologia, monitorou durante 13 anos 299 voluntários. A pesquisa provou que eles conseguiram evitar a perda da memória e se prevenir da demência com caminhadas regulares.

Os andarilhos, todos sem sinais de demência de acordo com testes neurológicos a que foram submetidos, tiveram suas caminhadas registradas e o cérebro monitorado em 1995. Outros testes foram feitos nove anos depois, em 2004, e mais uma vez em 2008, mostrando que aqueles que mais caminhavam tinham metade do risco de ter problemas de memória do que os que não se exercitavam.

De acordo com a pesquisa, andar cerca de 14,5 quilômetros por semana é o ideal para beneficiar o cérebro e deve ser esta a meta do "exercício neurológico". Segundo os autores, o grupo que andou menos dez quilômetros por semana apresentou um maior encolhimento cerebral ligado à idade que o de pessoas que andavam mais que essa distância.

O cérebro encolhe na fase mais avançada da idade adulta, o que pode causar problemas de memória. Os resultados do nosso trabalho estimulam a realização de novas pesquisas para saber se exercício físico em pessoas mais velhas são uma medida eficaz contra demências, incluindo Alzheimer - disse Kirk Erickson, da Universidade de Pittsburgh e líder do estudo.

A doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência, mata lentamente as células do cérebro, e atividades como caminhadas têm sido indicadas para aumentar o volume do cérebro.

Reportagem disponível no O Globo-On Line, Saúde, pelo link: http://migre.me/1zPvq

27 de out. de 2010

Entrevista sobre "Fisioterapia em Idosos"

Como já foi comentado na postagem do dia 04 de outubro, tive a oportunidade de ser entrevistada no mês de setembro, na Foz TV, uma emissora da TV A, aqui de Foz do Iguaçu, no Programa Foz Mulher, com a apresentadora Jânia Nunes.

Foi uma grande oportunidade para falar sobre a “Fisioterapia em Idosos”.

Esta é a 2ª parte da entrevista, semana que vem colocarei a 3ª e última parte do vídeo.

Agradeço a Jânia e a toda equipe do programa.

Segue a 2ª parte da entrevista!!

23 de out. de 2010

Interação social proporciona melhoria na qualidade de vida da terceira idade

Neste mês, em comemoração ao Dia do Idoso, que ocorreu no último dia 01 de Outubro, dei uma entrevista para o Jornal Rudge Ramos On line, da Univesidade Metodista de São Paulo.

Confira a notícia abaixo:

Interação social proporciona melhoria na qualidade de vida da terceira idade

— Publicado em: 01/10/2010 23:47

Em contrapartida, jovens se tornam sedentários e se refugiam no mundo virtual.

Entrevista feita por: KARINA BERTOLLA, PAULA FRANCO e TATIANE GILLIOLI

Era uma vez uma pacata senhora que ficava horas sentada em sua cadeira de balanço na varanda esperando o bolo assar e vendo a vida passar. Um belo dia, a vovó se cansou, tirou a manta dos joelhos, colocou seu vestido mais brilhante e foi pro baile. Enquanto isso, o netinho nem percebeu que a vovó saía de casa, pois estava concentrado na jogada virtual do argentino Lionel Messi no Playstation 3.

Essa é uma história que, cada dia mais, deixa de ser um conto da carochinha ou um capítulo de livro de autoajuda. Homens e mulheres com idade superior a 60 anos começam a sair de casa e se reunir em centros de convivência, onde são oferecidos serviços de lazer e saúde.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2008 o Brasil registrava cerca de 21 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos, representando 11,1% da população.

Além disso, pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, em abril de 2008, revelou que 82% dos brasileiros com mais de 60 anos considera a saúde como um dos aspectos mais importantes da vida. O Datafolha entrevistou 1.238 pessoas em140 municípios do país.

Segundo a fisioterapeuta Cristina Ribeiro da Silva, especialista em Gerontologia pela UNIFESP (Universidade Federal de SP), a prática de atividades físicas na terceira idade traz muitos benefícios.

“Os exercícios podem propiciar uma melhora no estado geral (do idoso), uma diminuição no uso de medicamentos, melhora na vitalidade, disposição, autoestima, enfim, um aumento no estado de bem-estar e felicidade”.

20 de out. de 2010

20 de Outubro-Dia Mundial da Osteoporose!!

E para mostrar como é importante conhecer a osteoporose e suas consequências, eu selecionei um vídeo para ilustrar este assunto.

Veja abaixo:


O que é a osteoporose?

A osteoporose significa osso poroso, é uma doença osteometabólica que se caracteriza por baixa densidade óssea, resultante da perda gradual e contínua do cálcio armazenado nos ossos.

(Esta porosidade pode ser observada na figura ao lado, em que à esquerda tem um osso normal e a direira um osso com osteoporose. Neste segundo caso o osso é mais poroso, o que o torna mais frágil e com mais facilidade de fraturar).

Assim como todos os tecidos e órgãos do corpo humano, o osso é um tecido vivo. Ao longo de nossa vida, os ossos estão, constantemente, se renovando através de um processo no qual as partes envelhecidas são removidas e substituídas por tecido ósseo novo. Esse equilíbrio é mantido graças a um complexo sistema chamado Remodelamento Ósseo, que envolve células responsáveis pela destruição de osso envelhecido (os osteoclastos) e pela formação de osso novo (osteoblastos) que se sucedem continuamente, com o objetivo de manter ossos resistentes.

Durante a infância e adolescência, uma maior quantidade de osso é formada em comparação com o osso que é removido. Com isto adquirimos, além de estatura, a chamada “MASSA ÓSSEA” que, entre os 25 e 35 anos, atinge seu ponto máximo, também chamado de “PICO DE MASSA ÓSSEA”.

Após a menopausa (por volta dos 50 anos), na mulher e um pouco mais tarde nos homens, o corpo passa a remover osso, mais rapidamente do que sua capacidade em repará-lo, levando progressivamente a um saldo negativo ou perda óssea.

Nas mulheres, esse fenômeno se dá, devido a diminuição na produção do hormônio estrogênio, que inicia-se com a menopausa.O Estrogênio é o hormônio feminino que exerce um importante papel na formação e manutenção da massa óssea. Na falta do estrogênio a perda óssea pode ser excessiva, os ossos se tornam mais frágeis e, portanto, podem quebrar-se com mais facilidade.

Incidência: Estima-se que a osteoporose atinge 1 em cada 4 mulheres na menopausa - após os 65 anos. E segundo a Organização Mundial de Saúde 1/3 das mulheres brancas com mais de 65 anos são portadoras dessa doença e 50% das mulheres com mais de 75 anos tem chance de sofrer alguma fratura em consequencia da osteoporose.

Fatores de Risco

17 de out. de 2010

Fisioterapia para Idosos

Existem muitas informações interessantes sobre a Fisioterapia para Idosos no site FisioWeb, site referência em artigos sobre Fisioterapia,  inclusive existe uma seção sobre Gerontologia, com alguns artigos como:

-Intervenção da Cinesioterapia em Idoso Portador de Osteoartrite do Joelho;
-Conceituando a Inter e Transdisciplinaridade no Atendimento ao Idoso;
-Influência dos Riscos Ergonômicos na Acessibilidade do Idoso Cadeirante Residente em Instituição de Longa Permanência-ILPI;
-Fisioterapia Gerontológica;
-Novidades do XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia;
-Gerontologia e suas Áreas.

Acesse:http://www.fisioweb.com.br/
 


15 de Outubro-Dia do Professor!!!

Dia 15 de outubro, última sexta-feira, foi o Dia do Professor.
E para homenagear este profissional que é fundamental na formação do indivíduo, independente da etapa da vida em que se encontre, seja na infância, adolescência, adultidade ou velhice, inseri um vídeo bem interessante.
Parabéns a todos os professores!!


13 de out. de 2010

Homenagem ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Homenagem do CREFITO-3 ao Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.

Parabéns a todos os profissionais, me sinto muito feliz por fazer parte deste grupo!!!

Cristina Ribeiro

Homenagem ao Dia do Terapeuta Ocupacional!!

Parabéns aos nossos colegas Terapeutas Ocupacionais!!!

Vocês fazem um trabalho maravilhoso!!!

Cristina Ribeiro

12 de out. de 2010

13 de Outubro-Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional!

"Descobri a fisioterapia apenas quando entrei na faculdade, pois antes achava que o trabalho do fisioterapeuta se restringia à área de traumato-ortopedia, e na época não me interessava por esta especialidade. Depois fui me apaixonando pela profissão e hoje percebo que fiz a escolha certa.

Gosto muito do que faço e me orgulho por ser fisioterapeuta!!

Parabéns aos colegas e que este dia seja muito especial".

Cristina Ribeiro

11 de out. de 2010

Globo Repórter do Dia 08 de outubro revela-Meditação pode proporcionar uma longevidade mais saudável!!

Na última sexta-feira, no Globo Repórter foi exibida uma reportagem muito interessante sobre os benefícios da meditação.

Vale a pena ver!!!!

9 de out. de 2010

V Semana de Fisioterapia da São Camilo-ES

Nesta semana, de 04 a 08 de outubro, ocorreu no Centro Universitário São Camilo-ES, localizado na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, a V Semana de Fisioterapia, em comemoração ao dia 13 de outubro (Dia do Fisioterapeuta).

Tive a grande oportunidade de participar da semana, ministrar o Curso-Fisioterapia Gerontológica:Uma Nova Perspectiva de Atuação da Fisioterapia no Idoso e participar de uma Mesa-Redonda com a temática- Os vários olhares sobre o paciente idoso com Alzheimer, falando do Olhar da Fisioterapia.

O evento foi um sucesso e contou com a I Mostra Científica em Saúde, II Mostra de Invenções em Fisioterapia e I Encontro de Estudos de casos baseados em evidências.

Parabéns a equipe organizadora do evento!!!!

Veja abaixo um pouco sobre a semana, em um vídeo produzido pelo setor de comunicação do Centro Universitário São Camilo-ES.

4 de out. de 2010

Entrevista sobre Gerontologia

Recentemente tive a oportunidade de ser entrevistada na Foz TV, no Programa Foz Mulher, com a apresentadora, Jânia Nunes.

Foi bem interessante, pois pude falar um pouco sobre a relação da Gerontologia e a Fisioterapia, a entrevista foi de aprox. 30 min. mas como este tempo é muito longo para se colocar aqui no blog, eu editei o vídeo em 3 partes.

Agradeço a Jânia e a equipe do programa pela oportunidade.

Segue a 1ª parte da entrevista!!


1 de out. de 2010

Homenagem do Blog Fisioterapia Gerontológica pelo Dia do Idoso

É com muita safistação que dedico este vídeo às pessoas que estão envelhecendo, ou seja, todos nós, mas em especial aos idosos.

Faço uma dedicação especial a todos os idosos que fazem parte da minha vida e por aqueles que um dia já fizeram, meus avós queridos, que de alguma forma contribuiram com a minha escolha pela Gerontologia.

Obrigada, amo muito vocês!!!

Boa exibição a todos!!!

Ft. Cristina Ribeiro

Evento em comemoração ao Dia Internacional do Idoso em Foz do Iguaçu-PR


Hoje, dia 1º de Outubro, Dia Internacional do Idoso, o Grupo Longevitá (grupo que estuda o envelhecimento sob o paradigma da ciência Conscienciologia), localizado em Foz do Iguaçu-PR, promoverá um dia com muitas palestras e informações interessantes sobre envelhecimento, velhice, entre outros.
E eu terei a oportunidade de ministrar uma palestra sobre "Longevidade Útil: Produtividade e Projetos de Vida."
Um ótimo momento para comemorar esta data tão importante.
Parabéns aos idosos, eles merecem mais do que nunca serem lembrados, não só hoje, mas todos os dias!!!

Estudo do envelhecimento na UNIFESP

Diante da última postagem recebi uma contribuição importante e por isto resolvi transformá-la em uma nova postagem. Agradeço as informações fornecidas pela colega Renata Cereda, da UNIFESP.

Comentário da colega,

"Gostaria de aproveitar o espaço para esclarecer que, apesar de não haver um programa específico em Gerontologia, essa área de conhecimento é desenvolvida dentro de alguns cursos de pós-graduação Stricto-Sensu na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Por exemplo, na pós em Saúde Coletiva, dentro da área de concentração em Epidemiologia, existe uma linha de pesquisa em Epidemiologia e Biologia do Envelhecimento (http://www.unifesp.br/dmedprev/pg/areas.htm). O mesmo se aplica a outros cursos na mesma instituição, basta o candidato ter interesse em conhecer um pouco mais a fundo os programas.

Considerando o caráter interdisciplinar da Gerontologia, é possível estudar o fenômeno do envelhecimento sob vários prismas em diferentes programas. Cabe ao aluno (preferencialmente já especialista) propor ao futuro orientador um projeto que claramente estabeleça a interlocução da área de formação conferida pela pós com a Gerontologia. Essa é uma forma de "contornarmos" o exíguo número de cursos nessa área e produzirmos conhecimentos novos em Gerontologia.

Vale reforçar ao aspirante ao Stricto Sensu que, já sendo especialista, ele terá mais clareza acerca do pilar da Gerontologia em que mais se identifica (Biologia, Sociologia e Psicologia) e poderá elaborar um projeto dentro da linguagem a que mais se identificar. A Gerontologia ainda é pobre em teorias gerais que busquem a unificação dos métodos derivadas das áreas dos 3 pilares fundamentais, justamente pelo seu caráter interdisciplinar. É por essa razão que é possível estudar o envelhecimento em diversos programas".

Renata Cereda
http://www.lesf.org.br/