29 de set. de 2010

Gostaria de trabalhar com idosos, o que posso fazer?

Dia 01 de outubro, sexta-feira, é o Dia Internacional do Idoso, por conta disto vale a pena falar um pouquinho sobre a formação em Gerontologia.

Se você gosta de idosos e já pensou em atuar na área de gerontologia, mas tem algumas dúvidas sobre a formação, mercado de trabalho, remuneração, agora é o momento de esclarecê-las.

Resolvi fazer este post, pois muitas pessoas têm me perguntado a respeito da profissão, então achei importante compartilhar estas informações com vocês, vamos as perguntas!!

27 de set. de 2010

Apresentação de trabalho no 5º Congresso Internacional de Fisioterapia

É com muito orgulho que comunico a apresentação de um trabalho de uns ex-alunos sob a minha orientação,Hércules Lázaro Morais Campos; Bruna Dardengo de Brito e Dejanine Koope da Fraga Silva, alunos do 8º período de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo-ES.

O título do trabalho é FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR: A PROFISSÃO DE CABELEIREIRA, e será apresentado no V Congresso Internacional de Fisioterapia, que está ocorrendo dentre os dias 26 a 29 deste mês, em Fortaleza, Ceará.

Este trabalho foi enviado para o congresso pela a iniciativa do Hércules, foto ao lado, e tenho a certeza que ele representará muito bem o grupo. Parabéns, Hércules!!!











21 de set. de 2010

21 de setembro- Dia Mundial da Doença de Alzheimer “Conhecer para se prevenir e melhor tratar”

Hoje, dia 21 de setembro, é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

É momento em que todos os países estão divulgando a doença, para informar cada vez mais pessoas sobre o que é, como se prevenir e como tratar o familiar com a Doença de Alzheimer.

E o Brasil não poderia ficar fora desta, a ABRAZ (Associação Brasileira da Doença de Alzheimer) fez um vídeo para falar da importância de se procurar ajuda o quanto antes, além de fazer palestras em cada uma de suas regionais.

Quem tiver mais interesse pode acessar: http://www.abraz.com.br/

Veja o vídeo abaixo!!!



E para saber mais sobre o que é a doença, selecionei algumas perguntas:

1-O que é a Doença de Alzheimer?

É uma doença neurodegenerativa que leva a alterações progressivas da memória, do comportamento e da funcionalidade, representando um declínio do estado geral da pessoa, dificultando a realização das atividades diárias. Hoje ainda não existe cura para a doença, mas tem como o paciente viver melhor. “Há sempre o que fazer”.

2-Qual é a causa?

Ocorre morte celular por depósitos de proteínas metabolizadas anormalmente (Betamilóide); Inicia-se pelo hipocampo (região responsável por acionar a memória) e depois vai progredindo para outras áreas.

3-Quais são os sintomas?

-Ocorre prejuízo da cognição, comportamento e função. A cognição compreende: memória, atenção, julgamento, concentração, abstração, imaginação, capacidade executiva e planejamento. E o início da doença se dá pelo comprometimento da memória;

Alguns sintomas freqüentes:
-Empobrecimento ou diminuição do julgamento crítico;
-Problemas em manter o controle do pensamento e de ações;
-Perda de objetos e coisas;
-Mudanças no humor e no comportamento;
-Mudanças na personalidade;
-Perda da iniciativa.

4-Quais são os fatores de risco?

-Fatores que não podem ser modificáveis: idade, sexo feminino, hereditariedade (S. de Down);
-Fatores que podem ser modificáveis: tratamento da hipertensão, dislipidemias (aumento dos lipídeos-colesterol-, diabetes, sedentarismo, obesidade, isolamento social, depressão, baixa escolaridade, traumatismos cranianos;

5-Quem pode ter a doença?

-Esporádica: 95% dos casos, geralmente após os 60 anos;
-Familiar: 5% dos casos, com transmissão hereditária, geralmente antes dos 60 anos;
-Fatores facilitadores do aparecimento da doença: Idade; Hereditariedade; Queixas de memória repetidas, percebidas ou não; Alterações de comportamento (humor); Medo desproporcional; Isolamento social; falta de envolvimento com a vida (depressão pode aumentar as chances de desenvolver a doença).

6-Como se prevenir?

-escolaridade elevada (conceito da Reserva Cognitiva);
-utilização contínua da própria intelectualidade, exercitar o cérebro, estimular a cognição (atenção; memória; raciocínio; aprender coisas novas para fazer novas sinapses; fazer palavras cruzadas; ter o hábito da leitura, neuróbica, etc);
-atividade física regular ("Tudo que faz bem ao coração, faz bem ao cérebro");
-alimentação saudável;
-relacionamento equilibrado com as pessoas;
-ter amigos, ter uma vida social;
-pensar na velhice e se preparar para esta etapa da vida, mesmo sendo jovem.
-saber lidar com as perdas e mudanças na vida, desde jovem;

Obs: Hipótese da Drª Délia Goldfarb (USP e PUC-SP). Pesquisadora da área de Psicogerontologia;
-“Não aposentar-se”;
-Ter objetivos na vida, sejam de curto, médio ou longo prazo e que sejam realizáveis;

7-Quais os principais sintomas?

-1º Fase Inicial: dura de 2 a 3 anos, com sintomas vagos; memória alterada; desorientação quanto espaço e tempo; alterações da linguagem, aprendizado, concentração; depressão, ansiedade; perplexidade, hiperatividade, agitação, apatia, desinteresse.

-2º Fase Intermediária: dura de 3 a 5 anos; ocorre maior deterioração de memória; sintomas como- afasia, apraxia, agnosia; alterações no cálculo, julgamento, planejamento e abstração; emoções, personalidade e comportamento social progressivamente alterados; alterações de postura, marcha, tônus muscular, parkinsonismo;

-3º Fase Avançada: duração variável; funções mais gravemente comprometidas; sons estranhos, mutismo; ncontinência urinária e fecal; sintomas e sinais neurológicos grosseiros: rigidez, convulsões, tremores e movimentos involuntários; patia e prostração acentuadas, confinamento ao leito, incapacidade de expressão; posição fetal, escaras, estado vegetativo - óbito.

8-Como se faz o diagnóstico?

Por meio de: avaliação clínica e exames laboratoriais (hemograma completo, vitamina B12, ácido fólico entre outros) e exames de imagem (tomografia computadorizada de crânio e ressonância magnética).Atenção:o paciente deve realizar avaliação periódica de 3 a 6 meses.

9-Quem é o melhor profissional para tratar o paciente?

O médico (neurologista, psiquiatra ou geriatra), além de fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, enfim uma equipe multiprofissional, pois como o paciente tem muitos sintomas, cada um poderá ajudar em determinada fase e estágio da doença.

Observações importantes:

1-Com a evolução da doença, cada vez são mais curtos os períodos de lucidez do paciente e, possivelmente, a não percepção de seu estado. Por isto, em alguns casos não é indicado falar ao paciente sobre seu diagnóstico. “O diagnóstico da doença pode ser condenador”.

2-O profissional deve ficar muito atento a família e ao cuidador, eles precisam ter informações sobre a doença para cuidar melhor do paciente.

E hoje tive a oportunidade de dar uma entrevista na Rede Massa-Emissora do SBT, aqui de Foz do Iguaçu para falar sobre isto, foi muito bom ter conseguido informar as pessoas e finalizei a entrevista dizendo que: "Independente da fase em que o paciente se encontre, há sempre o que fazer”.

15 de set. de 2010

Idoso Brasileiro-Pesquisa Datafolha disponível na internet

Entre os dias 17 e 19 de novembro de 2008, pesquisa Datafolha investigou junto a brasileiros de 60 anos ou mais, suas opiniões, hábitos de vida, anseios e a avaliação que fazem dessa fase da vida.

Eles revelam, por exemplo, que saúde e família são os aspectos mais importantes da vida, e que valorizam menos o dinheiro, o sexo e a beleza em comparação com os mais jovens.

Dos que moram sozinhos, metade acha isso ótimo ou bom, além de a estar satisfeita com a atenção que recebem da família e se considerarem felizes, apesar dos problemas, dificuldades e desvantagens da idade.

Entre estas, por sinal, destacam-se os problemas de saúde e doença, que também compõem um dos maiores medos desse segmento da população, equivalente ao medo que sentem da própria morte, ambos só menores do que o medo da violência.

Como era de se esperar, a principal vantagem da idade é a experiência de vida e os conhecimentos adquiridos, o que fica um pouco prejudicado pelo preconceito e pela discriminação, e pela saúde precária, avaliados como os principais problemas enfrentados pela população mais velha no Brasil (vale lembrar que quase um terço admitem ter depressão).

O Datafolha realizou 1.238 entrevistas, em 140 municípios de 24 Unidades da Federação e no Distrito Federal, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2008. A margem de erro máxima, para os resultados que se referem ao total de entrevistados, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
 
Esta pesquisa está disponível na internet, pelo site: http://catracalivre.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2010/09/Idoso-brasileiro.pdf
 
Muito interessante!!!
 
 

10 de set. de 2010

Palestra no Shopping Cataratas JL sobre Longevidade produtiva!!

Hoje ocorrerá no Shopping Cataratas JL (Foz do Iguaçu) uma palestra sobre Longevidade Produtiva, das 19h ás 21h, no espaço da Expo Conscienciologia.

6 de set. de 2010

Exercício Físico diminui a Fome-Pesquisa FAPESP

Estudo brasileiro diz que fazer exercício físico diminui a vontade de comer, além de queimar calorias.

O trabalho é o destaque do programa de rádio de 28/08/2010-Edição Online - 01/09/2010.

Além de consumir calorias, fazer exercício atenua a sensação de fome. Essa é a conclusão de um estudo do professor Eduardo Ropelle, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), publicado recentemente na revista científica PLoS Biology.

Para conhecer mais detalhes sobre o trabalho, acesse:http://www.revistapesquisa.fapesp.br/%20art=6681&bd=2&pg=1&lg=