30 de jun. de 2010

AIDS em Idosos

Um dos fenômenos mais atuais da Aids é o surgimento de uma nova população vulnerável: os idosos. Um dos fatores responsáveis por esse aumento é o desenvolvimento da terapia antirretroviral combinada (Tarv), que tem proporcionado uma melhor qualidade e expectativa de vida do portador de HIV.

Entretanto, a Tarv está associada a efeitos adversos como dislipidemia, diabete melito e resistência à insulina, os quais se constituem como fatores de risco para doença cardiovascular. Com o impacto da Tarv no metabolismo glicídico e lipídico, surgiram muitos estudos associando a infecção pelo HIV e a doença cardiovascular, assim como os seus fatores de risco e a utilização da Tarv, porém poucos deles tratam da cardiotoxicidade desta terapia em idosos.

O artigo “Alterações metabólicas, terapia antirretroviral e doença cardiovascular em idosos portadores de HIV” tem o objetivo de revisar as principais alterações metabólicas causadas pelo uso da terapia antirretroviral e o seu impacto no aumento do risco de doenças cardiovasculares nos idosos portadores de HIV.

Arquivos Brasileiros de Cardiologia – vol. 93 – nº 5 – São Paulo – nov. 2009
Edição Impressa 169 - Março 2010

Acesso do artigo:
http://migre.me/TjPZ

26 de jun. de 2010

Projetos de vida contribuem para a saúde de idosos

O comprometimento com metas e objetivos propicia motivação aos idosos, o que aumenta a disposição para a realização das atividades diárias e a motivação pela vida.

Idosos jogando dominó nos Centros de Convivência e praças ou senhoras fazendo tricô enquanto assistem a novelas, por muitos anos essas imagens eram referências ao se falar em aposentados. Contudo, essas cenas estão ficando no passado, dando lugar aos idosos com uma agenda movimentada, que contempla a academia, viagens, entre outras atividades, a rotina agitada propicia motivação e, principalmente, uma terceira idade mais saudável.

Com o aumento da expectativa de vida e os avanços da ciência - que possibilitam qualidade de vida - não cabe mais pensar apenas na figura do idoso sentado numa cadeira, acompanhando passivamente o passar dos dias. Eles (idosos) querem e podem ter uma rotina mais pró-evolutiva. A postura pró-ativa nesse estágio de vida, especialmente após a aposentadoria é questão de saúde. Estabelecer projetos e desafios a serem conquistados é motivador e traz benefícios psicológicos e físicos porque levam as pessoas com mais idade a continuarem ativas como agentes sociais.

Para ler este artigo na íntegra, acesse o blog Projeto de Vida da APEX:
http://migre.me/SsDv

24 de jun. de 2010

A Importância da Atuação Interdisciplinar no Atendimento ao Idoso

Devido às alterações demográficas, diminuição da mortalidade e da natalidade, o que levou ao aumento no número de idosos, surge uma nova demanda, a atuação do profissional com os demais profissionais.

Esta mudança no perfil da população dá espaço ao surgimento da necessidade, por parte dos profissionais, de aprenderem mais do que os limites de sua própria formação, sem o objetivo específico de exercer novas atividades, mas com o propósito de interagir com maior conhecimento nas diferentes vertentes.

E esta atitude é o que podemos chamar de interdisciplinaridade - conhecimento técnico que se difunde não apenas em direção ao paciente, mas também aos outros profissionais, com o intuito de incrementar o somatório de conhecimentos do grupo, ou seja, a interação dos profissionais com um objetivo comum, a melhora do paciente.

O que é diferente da atuação do profissional em uma equipe multidisciplinar, onde a pessoa atua em um espaço com outros colegas, mas não existe um momento em que todos se juntam para discutir sobre o paciente; eles apenas dividem um mesmo espaço, sem trocar ideias e ter objetivos comuns a cerca do paciente.

A atuação deixa de ser centralizada em um ou poucos profissionais capazes de executar muitas tarefas e passa a ser dividida por aqueles que, por serem responsáveis especificamente por uma área do conhecimento e da assistência, têm condição de fazê-lo com maior competência e eficiência.

Confira este artigo na integra, acessando:
http://migre.me/RQdp

23 de jun. de 2010

Reflexões de Eric Kandel

Em um dos trechos do documentário, "Em Busca da Memória", lançado no Brasil pela revista "Mente & Cérebro", aborda Eric Kandel, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 2000 e um dos mais importantes neurocientistas do século XX.

"Estou revivendo experiências passadas de outra forma, agora mais velho se tem mais força para entender melhor os sentimentos. Isso facilita um pouco as coisas"

Para acessar informações sobre este documentário:
http://migre.me/QzQR

20 de jun. de 2010

Eric Kandel-"Em Busca da Memória"

Eric Kandel, neurofisiologista, de 82 anos e pesquisador na Universidade da Columbia, em Nova York é um exemplo de velhice bem sucedida.

Ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em outubro de 2000, no documentário, lançado no Brasil pela revista "Mente & Cérebro", Eric Kandel fala um pouco sobre as suas descobertas sobre a memória.

Quando, nos anos 60, Kandel resolveu que ia dedicar seu tempo ao estudo da lesma-do-mar, um molusco tão pegajoso quanto primitivo, seus colegas acharam que ele tinha enlouquecido. Afinal, esse austríaco que migrou para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial jamais tinha manifestado interesse pelo mundo animal. Formado em letras e literatura, além de medicina, ele sempre pareceu mais interessado em desvendar os segredos do homem e, em especial, da mente humana.Pois foi justamente isso que ele fez nas décadas que passou pesquisando o molusco.

No sistema nervoso simples da lesma-do-mar, Kandel identificou os genes e as proteínas que tornam possível a memória nos neurônios. Os mecanismos que ele desvendou são os mesmos que, no cérebro humano, regem as lembranças de curto e longo prazo. Hoje pode-se dizer que quase tudo o que sabemos sobre a base molecular da memória se deve ao molusco pesquisado por Eric Kandel.

Quem quiser saber mais a respeito deste assunto, pode buscar este documentário ou também procurar o livro "Em Busca da Memória".

Informações do livro:
Título: Em Busca da Memória
Subtítulo: Nascimento de uma Nova Ciência da Mente, O
Autor: Eric Kandel
Editora: Companhia das Letras
Assunto: Biografias, Diarios, Memorias & Correspondencias
ISBN: 9788535915433
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 552

19 de jun. de 2010

Dúvidas ou sugestões sobre Gerontologia?

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão de assuntos para serem postados neste blog, faça um comentário ou envie um e-mail para cristinaribeiroft@gmail.com.

Assim, podemos divulgar cada vez mais assuntos relacionados ao envelhecimento, velhice, fisioterapia gerontológica, entre outros.

Fazendo com que mais pessoas tenham acesso a estas informações, para que a velhice se torne apenas uma etapa da vida, sem tantos estigmas e que seja vivenciada com mais tranquilidade.

Obrigada!!!

Cristina Ribeiro

Livro "Corpo, tempo e envelhecimento" disponível on line

O livro "Corpo, tempo e envelhecimento" de Delia Catullo Goldfarb foi publicado pela Ed. Casa do Psicólogo em 1998, teve origem na dissertação de Mestrado com o mesmo nome, defendida na PUC-SP em 1997 no Programa de Psicologia Clínica.

Apesar do tempo da sua publicação é um livro muito importante para as pessoas interessadas em assuntos como o corpo e envelhecimento.

Esta obra esta esgotada na editora e em favor da democratização do saber, a autora decidiu disponibilizá-lo on line.

Para obter esta obra acesse:
http://migre.me/QvK7

13 de jun. de 2010

Família com a maior incidência da Doença de Alzheimer

Este é vídeo é muito interessante, pois conta a história de uma família no noroeste da Colômbia, que possui a maior incidência da Doença de Alzheimer.

E por conta disto, os pesquisadores estão estudando este caso, em busca do tratamento da doença.

11 de jun. de 2010

Exame de Qualificação de Mestrado na PUC-SP

Nesta sexta-feira, às 14h, na PUC-SP, ocorrerá o meu Exame de Qualificação da dissertação de Mestrado do Programa de Gerontologia, cujo título é "Uma Nova Perspectiva de Atuação da Fisioterapia no Idoso: a Fisioterapia Gerontológica".

Quem estiver interessado em participar será muito bem-vindo!!!

O local da qualificação será no Prédio Novo da PUC (no bairro de Perdizes em São Paulo) no 4º andar.

10 de jun. de 2010

Reflexões sobre Velhice

"Velhice é apenas uma fase da vida, o resultado das nossas escolhas hoje. O envelhecimento é o processo. Invista em uma envelhecimento saudável e melhore sua qualidade de vida na velhice".

(RIBEIRO, 2010)

9 de jun. de 2010

Fisioterapia como sinônimo de Saúde

A ciência Fisioterapia nasceu no contexto da 2º Guerra Mundial com o advindo das deficiências e comprometimentos surgidos dos campos de batalha. No ano passado, em 13 de outubro de 2009, completou 40 anos no Brasil.

A Fisioterapia tem por definição ser uma ciência da saúde, tendo por objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas.

Os objetivos da Fisioterapia são preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistema ou função, podendo atuar na prevenção e/ou reabilitação para promover a melhora na qualidade de vida.

5 de jun. de 2010

Música "Velho" da cantora portuguesa Mafalda Veiga

Para refletir um pouco sobre envelhecimento e velhice, esta música portuguesa é muito agradável!!!!

4 de jun. de 2010

Livro on line-"Manual do Cuidador da Pessoa Idosa"




Cuidar Melhor e Evitar a Violência - Manual do Cuidador da Pessoa Idosa
Brasília, 2008
Tomiko Born (Organizadora)


Este livro, de distribuição gratuita, é uma publicação muito interessante, de iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República SEDH/PR) para implementar o Plano de Ação para o Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa.

Nos ultimos anos, cresce no Brasil a consciência de que a violência contra a pessoa idosa é um problema grave e complexo e que a sua abordagem exige a formulação de várias estratégias, conforme prevê o Plano de Ação para o Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa.

A formação de cuidadores é, sem dúvida, uma delas, pois, conforme revelam estudos nacionais e internacionais sobre o tema, uma grande parte da violência contra essa população acontece dentro da família ou em Instituições de Longa Permanência para Idosos freqüentemente, por falta de preparo do cuidador.

Para obter este livro on line e gratuitamente, clique aqui.

3 de jun. de 2010

Estatuto do Idoso

O Estatuto do idoso, de iniciativa do Projeto de lei nº 3.561 de 1997 de autoria do então deputado federal Paulo Paim, foi fruto da organização e mobilização dos aposentados, pensionistas e idosos vinculados à Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP), resultado de uma grande conquista para a população idosa e para a sociedade.

Tem como objetivo promover a inclusão social e garantir os direitos desses cidadãos uma vez que essa parcela da população brasileira se encontra desprotegida, apesar de as estatísticas indicarem a importância de políticas públicas devido ao grande número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil.

No ano de 2000 foi instituída na Câmara Federal, , uma comissão especial para tratar das questões relacionadas ao Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas, considerando-se a idade cronológica igual ou superior a 60 anos e de dispor de seus direitos fundamentais e de cidadania, bem como a assistência judiciária. Além de preocupar-se com a execução dos direitos pelas entidades de atendimento que o promovem, também voltar-se para sua vigilância e de defesa, por meio de instituições públicas.

Política Nacional do Idoso



A Constituição de 1988 foi a primeira a demonstrar preocupação em relação ao idoso.
A regulamentação da Política Nacional do Idoso foi publicada no dia 3 de junho de 1996, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, por meio do decreto 1.948, explicitando a forma de implementação dos avanços previstos na lei 8.842/94 e estabelecendo as competências dos órgãos e das entidades públicas envolvidas no processo.

Tem como objetivo assegurar os direitos sociais do idoso,para assim promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

No artigo 3º, estabelece: •A família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo a sua dignidade, bem-estar e direito à vida. O idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas por meio desta política e não deve sofrer discriminação de qualquer natureza.

A Política Nacional do Idoso também foi à responsável pela implementação dos cursos de Geriatria e Gerontologia Social nas faculdades de Medicina. A Geriatria é uma especialidade médica que trata da saúde do idoso, enquanto que Gerontologia é a ciência que estuda o envelhecimento de forma integral, em seus vários aspectos.

O Ministério da Saúde também iniciou campanhas anuais de vacinação do idoso contra a gripe, doença que atinge 11 milhões de pessoas no país.

Para saber mais sobre a Política Nacional do Idoso, acesse: http://migre.me/Ltmk