27 de mai. de 2010

Doença de Parkinson e lançamento de livro



Michael J. Fox, ator que interpretou McFly na trilogia "De volta para o futuro", depois de construir uma carreira de 25 anos como astro de cinema e TV, o ator veio a público em 1998 para revelar que sofria da Doença de Parkinson.

Entre os sintomas do Parkinson estão a perda de expressão facial, a dificuldade da fala, rigidez e tremor. Em 2000, M.J. Fox criou a Fundação Michael J. Fox, uma instituição cujo principal objetivo é descobrir a cura do Parkinson e que se tornou referência no mundo. “Eu acredito que nossas vidas são suficientemente amplas para que os sucessos superem as decepções. Se você se dá a oportunidade de que alguma coisa boa aconteça, este será seu caminho instintivamente”.

Em 2002, ele lançou o livro "Lucky man" ("Homem de sorte", em tradução livre, inédito no Brasil), em que narra como foram os primeiros anos de convívio com o Parkinson.

E no final do ano passado, ele publicou "Um otimista incorrigível", um relato autobiográfico sobre seus últimos dez anos de vida. “O livro começa na minha saída de "Spin city". Foi ali que eu passei a pensar no que aconteceria, e já estava acontecendo, com minha vida. Trata da doença, claro, mas também das coisas boas que se seguiram, como meu trabalho e minha família. Eu percebi que precisava encontrar uma perspectiva para continuar em frente”, conta Michael J. Fox.

Explicação sobre a Doença de Parkinson



Este vídeo mostra de forma didática e ilustrativa, um pouco sobre a Doença de Parkinson

Tratamento inovador para a Doença de Parkinson



Cirurgião brasileiro cria um tratamento para a Doença de Parkinson.

26 de mai. de 2010

CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA AO IDOSO



O Ministério da Saúde fez um manual chamado "Cadernos de Atenção Básica" com várias informações úteis aos idosos, familiares e pessoas interessadas no assunto do envelhecimento.

Na internet é possível adquiri-lo integralmente.

Basta acessar: http://migre.me/I2dF

Entrevistas no Programa Destaque (Abril/2010)



Em abril, participei por duas vezes (vídeo acima) de uma conversa muito descontraida, no Programa Destaque, transmitido pela Rede Massa, emissora do SBT, de Foz do Iguaçu. Digo “conversa”, pois a apresentadora Grazi e toda sua equipe deixam o programa tão descontraído que até “marinheiras” de primeira viagem como eu, no quesito entrevista ao vivo, se sentem a vontade, ainda mais quando o assunto em pauta é gerontologia, área pela qual gosto muito.

Fiquei feliz com o convite que, inclusive, se repetiu agora em maio. Participei do Programa Destaque falando sobre a importância de ter projetos e metas na terceira idade. A exemplo das outras vezes, foi um bate papo muito interessante, onde pude abordar um pouco do novo perfil do aposentado, felizmente, cada vez mais esbanjando vitalidade e motivação.

O debate de questões relacionadas ao processo de envelhecimento é fundamental para que as pessoas compreendam que velhice não é doença e que é perfeitamente possível viver de modo saudável e feliz nessa etapa da vida, já que muitos acham que na velhice não se tem mais nada a fazer. Por isso, meu agradecimento a Grazi e toda a sua equipe!

Idosa se alongando!!



Gosto muito desta imagem, pois passa a ideia de saúde, envelhecimento ativo, bem estar. O que tem muita relação com o vídeo abaixo, vale a pena assistir.

25 de mai. de 2010

Atividade Físca na Terceira Idade



O Drº Wilson Jacob Filho, professor e geriatra da Faculdade de Medicina da USP faz alguns comentários a respeito da importância da realização de atividade física na terceira idade.

As pessoas estão preparadas para o aumento da população idosa?


Inicio este artigo com esta imagem, pois a encontramos em muitos lugares na sociedade, como uma forma de representação do idoso. Agora vejam, porque quando olhamos para ela, logo nos lembramos do idoso?

Devido as dores na coluna, uso de bengalas,....

Com isto podemos pensar: Será que estamos preparados para o aumento da população idosa?

A modernidade traz muitos aspectos positivos, tais como o aumento e avanços tecnológicos, a facilidade para as pessoas se comunicarem, entre outros, mas também aspectos negativos, como a correria, pressa e a falta de tempo das pessoas, devido ao excesso de atividades. E no meio disso tudo, cresce o número de pessoas idosas, população que necessita de adaptações e atenção especial porque com o processo do envelhecimento ocorrem algumas alterações normais.

Seguem alguns exemplos de alterações decorrentes do envelhecimento normal e algumas atitudes que precisamos estar atentos para que os idosos se sintam acolhidos na sociedade.

Uma alteração própria do envelhecimento é a diminuição da força muscular nas pernas, o que faz com que o idoso necessite de tempo maior para atravessar a rua, por exemplo. Se durante essa “atividade” o idoso for submetido a tensão ou estresse – como um motorista buzinando para apressá-lo - o desempenho ficará ainda mais prejudicado e aumentará o risco dele cair. Por isso, ao observar algum idoso atravessando a rua, esteja você a pé ou de carro, vale a pena estar atento.

Um outro aspecto a se considerar é....

Leia este artigo na íntegra, acessando o site do Click-Foz: http://migre.me/IpEE.

20 de mai. de 2010

Perfil do fisioterapeuta

Este vídeo mostra, de forma descontraida, algumas atitudes do dia a dia, sob a ótica de um profissional de fisioterapia

19 de mai. de 2010

EuroNews - Futuris - O desafio da doença de Alzheimer

Este vídeo é muito interessante, para conhecermos um pouco mais sobre a Doença de Alzheimer.

16 de mai. de 2010

"Filho adotivo"-música de Sérgio Reis

O músico Sérgio Reis foi muito feliz ao compor esta música, pois apesar dela ser antiga, infelizmente descreve a realidade que ocorre hoje em dia, o abandono do idoso em uma asilo, mas que nem sempre tem um final feliz como mostra no vídeo.
Vale a pena conferir!!!

13 de mai. de 2010

Idosos e a Modernidade

















Gosto muito desta imagem, pois demonstra como os idosos estão precisando se adaptar aos advindos da modernidade.

Cuidados com a pele na chegada do inverno



Nesta mudança de estação, todos nós precisamos ter mais cuidados com a nossa pele. Mas as pessoas idosas precisam redobrar estes cuidados, pois com o envelhecimento muitas mudanças ocorrem, dentre elas a pele se torna mais seca e frágil. Por conta disto vale a pena reforçar o uso de hidratante e a ingesta hídrica, para diminuir a desidratação da pele.

10 de mai. de 2010

A importância de ter projetos na vida



Fazendo uma analogia da nossa vida com uma empresa, da mesma forma que para a empresa é importante ter projetos e metas, na nossa vida ocorre da mesma forma. Se tivermos projetos, poderemos estar mais motivados para atingir as metas propostas. Uma empresa sem projetos e sem metas fica a deriva, ou seja, sem saber aonde se quer chegar, não tem como planejar a trajetória e vai se perdendo tempo no meio do caminho. E conosco será que não pode acontecer o mesmo?

Para todas as pessoas, independente da faixa etária, é importante ter projetos na vida. As pessoas que já fazem parte da terceira idade precisam ainda mais ter projetos, pois pelo fato de terem mais tempo livre, se não aproveitarem isto, podem se sentir desvalorizadas, com baixa autoestima, carentes, dependentes dos outros e em alguns casos podem até entrar em um estado depressivo. Atualmente, a depressão pode surgir principalmente quando a pessoa se aposenta. (Mais)

6 de mai. de 2010

Portal do Envelhecimento da PUC-SP



O Portal de Envelhecimento da PUC-SP está com muitas novidades: videoteca, publicações, acessibilidade, longevidade, moradias e assuntos que a mídia está realçando sobre envelhecimento, pesquisas, velhices, entre outros assuntos.

Acessem e confiram: www.portaldoenvelhecimento.net.

4 de mai. de 2010

Notícia: Pessoa mais velha do mundo morre aos 114 anos no Japão

A japonesa Kama Chinen, de 114 anos, considerada a pessoa mais velha do mundo, morreu no domingo, uma semana antes de fazer aniversário, disse uma porta-voz.
Kama morava na ilha de Okinawa, no sul do país. Ela morava em uma casa de repouso em Nanjo.
A japonesa nasceu em 10 de maio de 1895, segundo o Grupo de Estudos de Gerontologia dos EUA, que monitora as pessoas mais velhas do mundo.....
Link para acesso da notícia:
http://migre.me/BSni

3 de mai. de 2010

Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

De 28 a 31 de julho de 2010, ocorrerá o XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia – Belo Horizonte, MG.
Será um evento muito interessante e importante para as pessoas interessadas em assuntos como o envelhecimento saudável, a geriatria, gerontologia, entre outros.
Para maiores informações, acesse o site: http://www.cbgg2010.com.br.
Vale a pena conferir!!!

2 de mai. de 2010

Envelhecendo em um minuto...



“Este vídeo é muito interessante, pois mostra em apenas um minuto como pode ser o envelhecimento”.